Sertânia celebra 24 anos da “Paixão do Sertão – Uma Odisseia no Moxotó”

24 anos da Paixão do Sertão
24 anos da Paixão do Sertão – Foto: Reprodução

Sertânia celebra 24 anos da Paixão do Sertão, um dos mais emocionantes e grandiosos espetáculos teatrais do interior pernambucano. Encenada então anualmente desde 1999 pela Companhia Teatral Primeiro Traço, sob direção do renomado teatrólogo Flávio Magalhães.

24 anos da Paixão do Sertão
24 anos da Paixão do Sertão – Foto: Reprodução

A encenação, que atrai milhares de espectadores de Sertânia e cidades vizinhas, acontece na quadra da Escola Olavo Bilac, espaço que, ao longo dos anos, foi cuidadosamente adaptado para receber o público e toda a estrutura do espetáculo. Além disso, com recursos tecnológicos de ponta, como sonorização de qualidade, iluminação cênica, projeções em telão e um show pirotécnico durante a cena da Ressurreição, a peça vem consolidando seu lugar de destaque no calendário cultural do Sertão.

24 anos da Paixão do Sertão
24 anos da Paixão do Sertão – Foto: Reprodução
Elenco formado por cerca de 120 pessoas

Com um elenco formado por cerca de 120 pessoas, entre atores autodidatas, semi-profissionais, estudantes, jovens de programas sociais e membros da comunidade em situação de vulnerabilidade, a “Paixão do Sertão” vai além do entretenimento. É também um projeto então social e cultural, que oferece alternativas saudáveis para a juventude e contribui para a formação artística e cidadã dos participantes.

24 anos da Paixão do Sertão
24 anos da Paixão do Sertão – Foto: Reprodução

Além disso, a dramaturgia percorre um vasto caminho, desde a Gênesis até a Ressurreição, com textos inspirados nos Evangelhos de Lucas e Mateus, escritos por Josessandro Andrade. A montagem ainda recebe então um toque regional através da adaptação do texto “Jesus e Judas”, do pernambucano Adriano Marcena, além de incluir cenas baseadas na obra “Jesus de Nazaré”, do autor paraibano José Maria Rodrigues.

24 anos da Paixão do Sertão
24 anos da Paixão do Sertão – Foto: Reprodução

Além de carregar um forte apelo religioso, o espetáculo então cumpre um papel transformador, ao abordar temas como desigualdade, injustiça e preconceito, provocando reflexões e despertando o senso crítico do público. Tudo isso em um ambiente de fé, arte e resistência cultural.

Leia também : Prefeitura de Petrolândia reforça proibição de acesso às ruínas da igreja submersa

Fomento ao turismo e à economia local

Outro aspecto então importante da “Paixão do Sertão” é o impacto positivo na economia local. O evento movimenta o turismo na microrregião do Moxotó, Ipanema e Pajeú, atraindo visitantes que, além disso, consomem produtos do artesanato local, comidas típicas e outras mercadorias, estimulando a geração de emprego e renda.

Além disso, a expectativa para este ano é de um público ainda maior, reforçando a necessidade de ampliar a divulgação da iniciativa. A organização do evento convida todos a prestigiar e apoiar essa manifestação de fé, cultura e cidadania.

✅ Receba as notícias do PanoramaPE no seu WhatsApp

Serviço:

  • Espetáculo: Paixão do Sertão – Uma Odisseia no Moxotó
  • Datas: 16, 17 e 18 de abril de 2025
  • Local: Quadra da Escola Olavo Bilac, Sertânia – PE
  • Realização: Cia. Teatral Primeiro Traço
  • Direção: Flávio Magalhães
#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Raphael Ribeiro
Raphael Ribeiro
Artigos: 323

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *