Analisando a pesquisa, Zeca confirma favoritismo na disputa polarizada com Madalena

Nada mudou na evolução das pesquisas do Instituto de Pesquisas Científicas de Pernambuco (Ipec) para os pré-candidatos a prefeito de Arcoverde Zeca e Madalena. Os dois cresceram igualmente 3 pontos percentuais. Zeca passou de 41% para 44%, enquanto Madalena de 30% para 33%, sendo mantida a distância entre os dois de 11%.

A novidade da pesquisa foi, no entanto, a queda acentuada do prefeito Wellington Maciel, que perdeu mais da metade do eleitorado que declarava a ele intenções de voto. Eram 12% e caiu para 6%. Com um percentual tão baixo, Wellington, se candidato for, pode acabar nem se consolidando como terceira via, podendo ser facilmente ultrapassado pelo pré-candidato da Direita, João do Skate.

Falando em João, aliás, a falta do nome dele na pesquisa do Ipec foi sentida pelo público. João se lançou como pré-candidato na semana passada e reafirmou seu posicionamento em entrevista ao PanoramaPE no último domingo (2), mesma data em que pesquisa foi registrada. O nome dele vai, no entanto, aparecer na pesquisa do Instituto Múltipla, a ser divulgada ao meio-dia da próxima segunda-feira (10), aqui no PanoramaPE e Blog do Nill Júnior. A expectativa para os dados do Múltipla, após os resultados do Ipec, trágico para o prefeito Wellington, é para saber se João do Skate já entra na pré-campanha com resultado próximo aos números alcançados pelo gestor municipal ou não.

Os números dos protagonistas

Zeca reforçou seu favoritismo e acendeu o sinal de alerta na campanha de Madalena. Se em oito meses (outubro a junho) que separaram a primeira da segunda Pesquisa Ipec ela não conseguiu reduzir em nenhum ponto percentual a distância para Zeca, será que eles vão conseguir superar os 11% que a distancia do líder em metade desse tempo, restando agora menos de quatro meses para a data da votação?

Só o tempo dirá. Mas Zeca também precisa continuar a manter sua força, já que volta a aparecer nas pesquisas com números próximos ao mesmo conquistado nos levantamentos iniciais. A primeira pesquisa foi do Múltipla, em junho de 2023, onde ele conquistou 43%, mesmo resultado da pesquisa Opinião, em dezembro. O Ipec mostrou ele com 41% em outubro e agora com 44%. Quatro resultados que mostram estabilidade nos números. Destoou apenas a pesquisa do DataTrends, que o colocou com 51% de intenções. Ou seja, Zeca, apesar de se manter firme na liderança, não tem demonstrado crescimento, mas Madalena demonstrou.

Este foi o melhor resultado alcançado pela ex-prefeita em todas as pesquisas. O Múltipla mostrou Madalena com 23% em junho de 2023. O Ipec, com 30% em outubro do mesmo ano. Ela caiu para 26% na pesquisa Opinião, de dezembro de 2023, e para 22% na do DataTrends, em março deste ano. Cresceu agora (33%) no segundo levantamento do Ipec.

O futuro da pré-campanha

Enquanto os números de Zeca são estáveis, os de Madalena oscilam. Apesar de aparecer mais forte na nova pesquisa, o crescimento foi lento. Dessa forma, exigindo ainda mais esforço da ex-prefeita na busca pelo objetivo dela, mesmo com toda sua equipe tendo se dedicado diariamente a realizar eventos e visitas nessa pré-campanha, visivelmente mais ativos que a dos demais pré-candidatos.

Madalena, se quiser voltar à prefeitura, terá que desestabilizar a pré-campanha de Zeca e acelerar seu próprio crescimento. Já o ex-deputado, diante do que se apresenta, depende somente dele. Se mantiver o percentual alcançado agora, voltará a vencer as eleições após suas três recentes derrotas consecutivas.

By Portal PanoramaPE

Notícias de Arcoverde e região

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *