Pesquisa Opinião: Madalena cai, Zeca sobe e a diferença agora é mais que o dobro

Pesquisa Instituto Opinião Arcoverde

Se as eleições em Arcoverde fossem hoje, o ex-prefeito Zeca Cavalcanti, pré-candidato a prefeito pelo Podemos, seria eleito com folga. Segundo o instituto Opinião, teria 52,9% dos votos e em segundo lugar viria a ex-prefeita Madalena Britto, pré-candidata do PSB, com 25,7%. Em terceiro lugar, bem distante, o prefeito Wellington Maciel (MDB) com 6,3%. Maciel, entretanto, está fora do jogo. Em ato logo cedo, no escritório da sua empresa, comunicou que não será candidato à reeleição.

Pesquisa Instituto Opinião Arcoverde

João do Skate, pré-candidato do Agir, aparece em último, com apenas 0,9%. Brancos e nulos somam 6% e indecisos chegam a 8,2%. Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar o seu candidato preferencial sem o auxílio da lista, Zeca também lidera com 42% e Madalena vem em segundo, com 19,4%, enquanto o prefeito, que já não é mais candidato, tem apenas 4,9%. Neste cenário, brancos e nulos somam 6,9% e indecisos sobem para 26,8%.

Pesquisa Instituto Opinião Arcoverde

No quesito rejeição, o prefeito lidera. Entre os entrevistados, 48% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Em segundo lugar desponta Zeca. Entre os entrevistados, 8,3% afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum, seguido de João do Skate, no qual 7,7% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Por último, Madalena Brito. Entre os entrevistados, 7,4% disseram que não votariam nela de jeito nenhum.

Pesquisa estratificada

Zeca aparece mais bem situado entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos (61,9%), entre os eleitores com grau de instrução até a 9ª série (56,3%) e entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (53,2%). Por sexo, 52,9% dos seus eleitores são mulheres e 52,8% dos seus eleitores são homens.

Já Madalena aparece com as melhores indicações de voto entre eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (37,3%), entre os eleitores com grau de instrução superior (34% e entre os eleitores com renda familiar até dois salários (27,6%). Por sexo, 27,7% dos seus eleitores são mulheres e 23,3% dos seus eleitores são homens.

O levantamento foi a campo entre os dias 11 e 12 de junho, sendo aplicados 350 questionários. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que, nesse sentido, consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas, portanto, entrevistas pessoais (face a face) e domiciliares. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-04850/2024.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

O Opinião mediu também o grau de satisfação da população de Arcoverde com os três níveis de poder – Federal, Estadual e Municipal. Conforme o levantamento, a gestão do presidente Lula é a que detém melhor avaliação entre os arcoverdenses, com 68,6% de aprovação e 24,9% de desaprovação. O Governo Raquel vem em seguida, com 45,1% de aprovação ante 38,9% de desaprovação. Já a gestão do prefeito Wellington Maciel aparece com elevado índice de desaprovação: 73,4%, enquanto os que aprovam somam 18,3%.

Pesquisa Opinião: Madalena cai, Zeca sobe e a diferença agora é mais que o dobro | Reportagem: Micael Lima/Itapuama FM

Fonte: Blog do Magno

By Portal PanoramaPE

Notícias de Arcoverde e região

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *