Nesta segunda-feira (20), Donald Trump toma posse como presidente. O candidato, então, retorna à presidência dos Estados Unidos ao tomar posse para um novo mandato. A cerimônia, tradicionalmente conhecida como “Inauguration Day” (Dia da Inauguração), acontece no Capitólio, em Washington, D.C., e, dessa forma, marca a transição oficial de poder com uma série de ritos que atraem atenção nacional e internacional.
O evento contará com a presença de líderes políticos globais bem como figuras de destaque. Entre os confirmados estão o presidente da Argentina, Javier Milei, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. Já o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, não foi convidado para a ocasião. Outras personalidades como Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg também são aguardadas na cerimônia.
Líderes políticos americanos também devem comparecer, incluindo Joe Biden, que ocupou a presidência até 2024, e Kamala Harris, vice-presidente derrotada nas últimas eleições. Barack Obama é outro nome de peso esperado na posse, enquanto a ex-primeira-dama Michelle Obama optou por não participar, conforme comunicado de seu gabinete.
Vale lembrar que, em 2021, Trump quebrou uma tradição de mais de 150 anos ao não comparecer à posse de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos. Agora, com sua volta ao cargo mais alto da nação, as atenções se voltam para os próximos passos de seu governo.