O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) abriu uma seleção para preencher 2.086 vagas, dessa forma, em cursos técnicos e superiores. Nesse sentido, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de agosto na internet.
✅ Clique aqui para seguir o canal do PanoramaPE no WhatsApp
As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:
1.479 vagas para cursos técnicos na modalidade subsequente (dessa forma, para quem já concluiu o ensino médio);
280 vagas para cursos técnicos na modalidade integrada ao ensino médio (nesse sentido, para quem já concluiu o ensino fundamental);
327 vagas para cursos superiores.
Os cursos estão distribuídos em 14 campi:
Distribuição de vagas
Campus Cursos disponíveis
Abreu e Lima Técnico
Afogados da Ingazeira Superior
Barreiros Técnico subsequente
Belo Jardim Técnico subsequente e superior
Cabo de Santo Agostinho Superior
Caruaru Técnico subsequente
Garanhuns Técnico subsequente e superior
Igarassu Técnico subsequente
Ipojuca Técnico subsequente
Jaboatão dos Guararapes Técnico subsequente
Olinda Técnico subsequente
Paulista Superior
Recife Técnico integrado ao ensino médio, técnico subsequente, superior
Vitória de Santo Antão Técnico subsequente
O edital do Processo de Ingresso 2024.2 foi divulgado, então, na quinta-feira (1º). De acordo com o IFPE, todas as etapas da seleção são realizadas pela internet.
A seleção dos candidatos é feita por meio de uma análise do desempenho escolar do ensino fundamental ou médio ou da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme o tipo de curso escolhido.
Seleção
Para os candidatos que se inscreverem nos cursos técnicos na modalidade integrada, a seleção é, portanto, por meio da análise do desempenho escolar em língua portuguesa ou matemática.
Já quem se inscrever nos cursos subsequentes pode optar por utilizar a pontuação obtida em linguagens, códigos e suas tecnologias e em matemática e suas tecnologias, numa das últimas cinco edições do Enem, ou seja, de 2019 a 2023.
Os candidatos às vagas nos cursos superiores devem, portanto, utilizar a nota geral do Enem em alguma das edições desse mesmo período.
De acordo com o instituto, 60% das vagas são reservadas para quem fez integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Há, ainda, cotas para pessoas com deficiência, bem como pretas, pardas e indígenas e nos cursos com vocação agrícola para estudantes que são do campo.
A lista preliminar das inscrições será divulgada em 19 de agosto, na internet, de acordo com o IFPE. Os candidatos que tiverem problema no cadastro podem corrigir os dados e anexar novos documentos em 20 e 21 de agosto. A lista final de inscrições sai em 2 de setembro, segundo o edital.
Cronograma
Inscrições: 1º a 15 de agosto;
Lista preliminar de classificação: 29 de agosto;
Correção das inscrições: 20 a 21 de agosto;
Relação dos aprovados na chamada regular: 2 de setembro;
Matrículas: a partir de 3 de setembro.