Justiça Eleitoral de Sertânia determina a remoção imediata de uma propaganda eleitoral veiculada nas redes sociais da candidata Rita Rodrigues e seu grupo. Essa foi uma decisão liminar. O conteúdo insinuava que a tentativa de homicídio sofrida pelo atual prefeito Ângelo Ferreira teria relação com o contexto eleitoral na cidade. Mas, conforme a decisão judicial, trata-se, na verdade, de uma rixa antiga entre Ângelo e seu agressor.
O juiz eleitoral Gustavo Silva Hora explicou que, mesmo que de maneira indireta, associar um crime grave aos adversários políticos. Dessa forma, sem nenhuma prova ou investigação que comprove isso, pode confundir e influenciar negativamente os eleitores. Por isso, ele decidiu que as postagens devem ser removidas das redes sociais em até 24 horas.
A estratégia de vitimização usada por Rita Rodrigues e sua equipe está desmoronando. Pollyanna Abreu, no entanto, suspendeu sua campanha após o incidente com o prefeito Ângelo Ferreira. Tal fato expressou solidariedade e pedindo rigor na apuração dos fatos, a equipe adversária tentou politizar o episódio. A Justiça Eleitoral, ao analisar o caso, desmontou essa tentativa de exploração política. Especialmente depois que perfis falsos, ligados à disseminação dessas associações infundadas, foram tirados do ar.
“Essa decisão reforça nosso compromisso com uma campanha limpa, baseada na verdade. Diferente de nossos adversários que tentam manipular informações com a intenção de confundir os eleitores”, destacou Pollyanna Abre.
O não cumprimento da decisão, enseja uma multa diária de R$ 1.000,00 para Rita Rodrigues. Além disso, a justiça também proibiu que a mensagem seja compartilhada de novo, por qualquer meio de comunicação.
Justiça determina remoção de propaganda:
[…] direito de resposta concedido determina que os conteúdos inverídicos veiculados nas redes sociais da candidata Rita sejam apagados. Determina ainda que ela se abstenha de publicar […]