Inúmeros projetos culturais e incursões artísticas mofam na gaveta da desistência. Ou no breu da desesperança porque falharam na tentativa de estabelecer uma ponte entre sonho e realidade. Os tropeços englobam de fragilidade na condução da carreira à dificuldade de fazer planejamentos consistentes para captar recursos. E, finalmente, conseguir tirar as ideias do papel. A reversão desse emaranhado de frustrações não é, portanto, uma hipótese impossível. E um curso gratuito oferecido no interior de Pernambuco se propõe, dessa forma, a ensinar o caminho profissional. Indicado, portanto, para quem deseja ser um empreendedor criativo e bem-sucedido na área da cultura.
O curso Empreender na cultura
O Jogo, incentivado pelo Funcultura, oferece aulas para guiar a trajetória de aspirantes a profissionais da cultura através do aprimoramento pessoal. Além disso, da estruturação da carreira, da habilidade de formular projetos e do conhecimento sobre as fontes e os mecanismos de acesso aos financiamentos no setor. Dessa forma, as aulas serão ministradas em duas modalidades: física (para as cidades de Arcoverde, no Sertão, e Glória do Goitá, na Zona da Mata). E, posteriormente, online (destinadas a todas as regiões de Pernambuco, à exceção da Região Metropolitana do Recife). A abertura das inscrições para selecionar 25 alunos em cada turma das atividades presenciais é no dia 10 de outubro e o treinamento ocorre nos dias 22 e 23 (em Arcoverde, das 9h às 17h). Bem como 29 e 30 (em Glória do Goitá, das 9h às 17h).
O treinamento utiliza jogos, dinâmicas em grupo, exercícios estratégicos, relatos de casos e técnicas baseadas em experiências exitosas. Nos módulos de ensino organizados em conteúdo informativo para artistas, produtores, técnicos, agentes culturais e outros interessados. O foco da etapa inicial é, portanto, municiar os participantes com ferramentas relevantes para dar consistência ao desenvolvimento pessoal e à construção da carreira. Ou do modelo de negócio artístico a partir da avaliação das próprias experiências e de situações profissionais com valor pedagógico importante.
Conteúdo
Nesse sentido, o conteúdo contempla de autoconhecimento, técnicas de organização, análise de crenças limitantes e produção artística a manejo da tecnologia. Bem como noções de economia criativa, precificação, finanças, formalização, vendas, marketing nas redes sociais, negociação com cliente, vendas e posicionamento no mercado. As atividades fazem parte do projeto Empreender na Cultura é um Negócio Viável e são conduzidas pela produtora, consultora bem como empreendedora cultural Eliz Galvão, da Liga Criativa.
A primeira fase da formação na cidade sertaneja será ministrada no Sesc Arcoverde, mira primordialmente a linguagem musical e conta com participação especial do Coco Raízes de Arcoverde e do Samba de Coco Irmãs Lopes. São grupos conhecidos na região pela trajetória notória na arte vão compartilhar nuances da carreira com os participantes.
Online
As atividades virtuais complementam as aulas presenciais, se desdobram em quatro encontros e reúnem tanto quem participou do da primeira etapa quanto outros 40 alunos. Ficam divididos em dois grupos de 20 e incorporados às turmas originais – de qualquer região do estado (excluída a Região Metropolitana do Recife). As inscrições serão abertas em 4 de novembro e as aulas ocorrerão nos dias (11,12, 13 e 14) do mesmo mês, através da plataforma Zoom. E com suporte do aplicativo WhatsApp para esclarecimento de dúvidas e orientações extras durante o período do curso.
A fase virtual se debruça sobre o ecossistema de financiamento aos projetos culturais, as fontes formais de captação de receita, a elaboração do planejamento em sintonia com as determinações. Bem como regras e especificidades previstas em editais de entes públicos ou instituições privadas. A metodologia se dedica a ensinar o bê-a-bá para garantir o aporte de recursos fundamentais à viabilização das propostas de empreendimento cultural. Da receita à execução do orçamento.
As aulas focam, preferencialmente, em artistas e produtores culturais cis ou trans, pessoas negras, pardas, em situação de vulnerabilidade socioeconôica. Bem como com deficiência auditiva, motora, mobilidade reduzida ou baixa visão e têm recurso de intperprete de Libras para permitir o acesso a pessoas surdas. Todas as inscrições podem ser feitas pelo Instagram da Liga Criativa (@ligacriativa). O curso Empreender na Cultura: O Jogo é incentivado pelo Funcultura, do Governo de Pernambuco. Tem apoio do Sesc Arcoverde e da Giral Desenvolvimento Humano e Local.
SERVIÇO – Curso para cultura em Arcoverde
Curso Empreender na Cultura: O Jogo
Aulas presenciais: Arcoverde (dias 22 e 23 de outubro) e Glória do Goitá (29 e 30 de outubro
Inscrições: abertura no dia 10 de outubro
Vagas: 25 para cada turma
Horário das aulas: das 9h às 17h
Aulas online: dias 11, 12, 13, 14 de novembro – Curso para cultura em Arcoverde
Inscrições: abertura em 4 de novembro
Vagas: 40 (divididas em dois grupos de 20 incorporados às turmas presenciais)
Plataforma: Zoom, com suporte de WhatsApp
Horários: das 14h às 16h30 (turma da Zona da Mata e Agreste) e das 19h às 21h30 (turma do Sertão) – ambas com intérprete de Libras
Inscrições em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeOpA0lL94_GrM4ayEt44QAjF3f1lJr1RQcPKKs6co_u4AOug/viewform?pli=1