Dando continuidade à maior cobertura das eleições na região, a Rádio Itapuama ouviu nesta terça-feira (23), os ex-candidatos a vereador Rone Cabeção, do DC, Professor Edgar e Rosinaldo Veras (Já Morreu), ambos do PSB. Eles obtiveram grandes votações nas eleições deste ano e ficaram no quase lá, tornando-se suplentes.
Rone Cabeção é a exceção, apesar ter alcançado 1.174 votos, ele não foi eleito e não ocupa suplência. O partido dele, Democracia Cristã, não conseguiu atingir o cociente eleitoral para eleger um representante na Casa James Pacheco.
A esperança do partido e de Rone Cabeção é pela derrubada da chapa do Progressistas (PP). O partido conseguiu eleger Paulinho Galindo, que retorna à Câmara após 8 anos. O PP disputou as eleições sem representação feminina, devido à saída das candidatas mulheres do páreo.
Clique e siga o canal do PanoramaPE no WhatsApp
Rone Cabeção disse, na entrevista, que se houver a cassação da chapa de vereadores do PP por fraude à cota de gênero, ele será eleito na recontagem dos votos. Cabeção alegou que candidatas do partido foram coagidas a entrar na disputa. Como exemplo, citou Nayara de Cambista, que teria sido orientada a participar do pleito para não correr risco de perder o vínculo na prefeitura.
O ex-candidato Já Morreu agradeceu a expressiva votação obtida. Dessa forma, os 1.286 votos foram mais do que conseguiu a vereadora eleita Célia Galindo, que somou 1.197 votos. Apesar de ter apoiado Madalena Britto para prefeitura, Já Morreu disse que não vai fazer oposição ao Governo Zeca. “Como líder comunitário, nosso objetivo é ajudar o povo. E a gente precisa estar alinhado ao governo para ter esse apoio. Não houve convite do prefeito eleito, mas se houver, estarei disponível para contribuir com a gestão”, afirmou Já Morreu.
O professor Glauber Edgar, que alcançou 957 votos nas eleições, também foi questionado sobre a possibilidade de participar da Gestão Zeca-Siqueirinha. Ele não descartou a possibilidade, mas disse que está focado nos estudos, investindo em especializações para a carreira dele como educador físico. No entanto, o ex-candidato a vereador deixou aberta a possibilidade de disputar uma vaga na Alepe em 2026. Nesse sentido, ele contou que vai discutir a possibilidade da candidatura com o partido, avaliando o posicionamento do PSB no pleito, que pode lançar João Campos como candidato a governador.
Outros ex-candidatos e eleitos serão ouvidos na próxima semana pela Rádio Itapuama, que, dessa forma, consolida a audiência do horário noturno de 19 às 21h para debates sobre política e assuntos relevantes que envolvem Arcoverde e região.