
Um açougueiro salva bebê engasgado na tarde de terça-feira (18), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O caso ocorreu em um açougue localizado no Centro da cidade, onde o açougueiro Luis Henrique de Campos realizou então manobras de desengasgo para salvar o pequeno Benício Ravi da Silva, que havia engasgado com um pedaço de plástico. O momento foi registrado por câmeras de segurança do estabelecimento.
De acordo com as imagens, o pai do bebê, Jefferson Henrique de Assis, chegou ao local desesperado, pedindo ajuda. Sem hesitar, Luis Henrique pegou a criança e começou a realizar as manobras. Inicialmente, o bebê pareceu melhorar, mas voltou a engasgar. O açougueiro persistiu e, após uma série de tentativas, conseguiu então visualizar um pedaço de plástico vermelho na boca do bebê. Com cuidado, ele removeu o objeto, salvando a vida de Benício.
A mãe do bebê, Letícia Stefane da Silva, de 26 anos, contou que o filho estava brincando no chão de casa quando começou a tossir e a colocar a mão na boca. Preocupada, ela tentou realizar as manobras de desengasgo, mas o bebê continuou engasgado e chegou a vomitar algumas vezes. Foi então que ela ligou para o marido, que correu em busca de ajuda no açougue próximo.
A importância de os pais estarem preparados
Letícia destacou então a importância de os pais estarem preparados para situações como essa. “Temos que buscar aprender mais sobre a manobra de desengasgo para quando acontecer algo desse tipo estarmos preparados. Naquele momento, temos que saber o que fazer para não entrar em desespero”, afirmou.
O açougueiro Luis Henrique, que não possui treinamento formal em primeiros socorros, revelou que já havia passado por uma situação semelhante com sua própria filha. “Eu cheguei a viver isso com minha filha. Ela se engasgou uma vez, e foi isso que eu fiz. Achei bom ter ajudado, porque salvei uma vida”, disse emocionado.
- Leia também: Homem agride cavalo em Arcoverde
Após o susto, os pais levaram Benício para casa e ficaram atentos ao comportamento da criança. Felizmente, o bebê não precisou ser levado a uma unidade de saúde e passa bem.
✅ Receba as notícias do PanoramaPE no seu WhatsApp
O vídeo do salvamento, que emocionou a cidade, serve como um alerta para a importância de conhecer técnicas básicas de primeiros socorros, especialmente para pais e cuidadores de crianças pequenas. Além disso, a rápida ação de Luis Henrique foi decisiva para evitar uma tragédia, mostrando que, em momentos críticos, a solidariedade e o conhecimento podem fazer toda a diferença.