Muito calor e pouca chuva para próximo trimestre, prevê Apac

Agência Pernambucana de Águas e Clima - Foto: Reprodução
Agência Pernambucana de Águas e Clima – Foto: Reprodução

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou a previsão climática para os meses de abril, maio e junho de 2025. As temperaturas devem ficar acima da média em todo o Estado, com chuvas variando entre normal e abaixo da média em várias regiões, como o Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. No Sertão, a situação será mais crítica, com chuvas bem abaixo da média histórica.

Além disso, os dados foram obtidos através da análise de modelos numéricos de previsão climática. Portanto, esses modelos levam em consideração as condições dos oceanos Pacífico Equatorial bem como, Atlântico Tropical, além disso, os de fatores atmosféricos globais. O estudo foi apresentado em uma videoconferência, com a participação de especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e dos Centros Estaduais de Meteorologia.

✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp

Temperaturas elevadas e a influência dos oceanos

De acordo, com a meteorologista Edivânia Santos explicou que o calor acima da média é causado pelas condições do Oceano Pacífico bem como, do Atlântico Tropical. Ela destacou que o Pacífico está aquecendo mais lentamente, enquanto o Atlântico tem um aquecimento mais rápido. Portanto, isso pode impactar as chuvas de forma mais imediata. As temperaturas continuarão altas, com médias acima de 29°C, e a sensação térmica será elevada tanto no litoral quanto no Sertão.

Chuvas irregulares e risco de eventos extremos

Embora a previsão indique chuvas abaixo da média, isso não significa que as precipitações serão inexistentes. Para o litoral e Agreste, abril, maio e junho serão os meses com maior volume de chuvas. Portanto, no Sertão, abril marcará o fim da estação chuvosa, além disso, a previsão é de chuvas irregulares, com períodos secos alternados com chuvas fortes. Assim, mesmo com o volume total de chuvas abaixo da média, eventos climáticos extremos podem ocorrer, devido a fenômenos atípicos.

Previsão para Fernando de Noronha

Entretanto, a previsão para Fernando de Noronha é distinta. Enquanto o restante do Estado terá chuvas abaixo ou dentro da média, diante disso, o arquipélago continuará com chuvas acima da média. Isso ocorre porque? devido ao comportamento climático específico da região, que já registrou chuvas intensas nos primeiros meses do ano.

Média de precipitação por região

A tabela abaixo apresenta a média de chuvas esperadas para cada região de Pernambuco nos próximos meses:

  • Região Metropolitana do Recife
    Abril: 269,2 mm
    Maio: 294,3 mm
    Junho: 337,6 mm
  • Zona da Mata
    Abril: 159,6 mm
    Maio: 188,5 mm
    Junho: 224,6 mm
  • Agreste
    Abril: 103,0 mm
    Maio: 104,7 mm
    Junho: 115,3 mm
  • Sertão
    Abril: 99,2 mm
    Maio: 52,8 mm
    Junho: 35,3 mm
  • Fernando de Noronha
    Abril: 290,3 mm
    Maio: 206,2 mm
    Junho: 205,8 mm

Imagem resultante

Essa previsão indica um cenário de temperaturas elevadas e chuvas irregulares para grande parte de Pernambuco, com destaque para a continuidade de chuvas acima da média em Fernando de Noronha.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Cristiane Oliveira
Cristiane Oliveira
Artigos: 221

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *