Governadora tem apoio dos três grupos políticos de Serra Talhada

Apoio à governadora em Serra Talhada
Apoio à governadora em Serra Talhada – Foto: Reprodução

Na busca pela reeleição, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, conseguiu um feito político significativo ao unir três grupos políticos rivais do município de Serra Talhada, um dos principais polos do Sertão do estado. Com essa estratégia, a gestora amplia sua base de apoio, reforça sua influência na região e consolida o apoio à governadora em Serra Talhada.

Nesta segunda-feira (25), a posse do ex-prefeito Emmanuel Fernandes (Manuca), do Avante, como secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, e do ex-candidato a prefeito Miguel Duque (Podemos) como presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, consolidou essa articulação política. A solenidade foi presidida pela governadora em exercício, Priscila Krause.

Raquel Lyra já contava com o apoio da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), e do deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade). Agora, também se aliam ao grupo governista os irmãos Waldemar e Sebastião Oliveira (Avante), fortalecendo ainda mais sua base na cidade.

Outro movimento estratégico aconteceu com a posse do deputado estadual Kaio Maniçoba (PP) como novo secretário de Turismo e Lazer. A nomeação de Kaio abriu espaço para a primeira suplente do PP, a deputada Roberta Arraes, de Araripina, na Assembleia Legislativa. Essa mudança amplia o alcance político da governadora na região, já que Roberta Arraes pode atrair para o palanque governista o atual prefeito de Araripina, Evilásio Cardoso (PDT). Além disso, a nomeação de Kaio também representa um alinhamento com Alexandre Arraes. Ele é adversário do ex-prefeito Raimundo Pimentel e da deputada Socorro Pimentel, líder do Governo na Assembleia.

✅ Receba as notícias do PanoramaPE no seu WhatsApp

Para consolidar ainda mais sua força no Sertão, a governadora agora busca um entendimento com o grupo Coelho, de Petrolina. O grupo domina a política na Região do São Francisco. O grupo é liderado pelo ex-prefeito Miguel Coelho, que chegou a ser convidado para integrar o secretariado estadual, mas recusou. Atualmente, os Coelhos ocupam a Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife e são aliados do prefeito da capital, João Campos (PSB). No entanto, a Federação em formação entre PP e União Brasil, presidido no estado por Miguel Coelho, pode forçar um alinhamento político em 2026. O PP, que está ao lado de Raquel Lyra desde o início de sua gestão, será responsável por conduzir a Federação no estado.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Portal PanoramaPE
Portal PanoramaPE
Artigos: 296

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *