
Arcoverde sediou um importante momento de articulação cultural e fortalecimento das políticas públicas culturais no sertão pernambucano, nos dias 21 e 22 de maio. De antemão, a cidade sediou o Encontro de Capacitação em Editais e Projetos Culturais. Uma iniciativa da Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE).
- Leia também: Arcoverde entra no roteiro da turnê nacional “Dominguinho” com João Gomes, Mestrinho e Jota.pê
O evento reuniu fazedores e fazedoras de cultura de Arcoverde e região para dois dias intensos de escuta, formação e troca de experiências. Dessa forma, o objetivo foi promover o acesso qualificado a editais, facilitar o uso de ferramentas como o Mapa Cultural de Pernambuco, assim como, orientar sobre a elaboração de projetos culturais. Ainda mais, a ação faz parte de um conjunto de estratégias para ampliar a inclusão e democratização dos recursos públicos destinados à cultura.
Entre os nomes que compuseram a programação estavam a secretária executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmim Neves, a coordenadora do Mapa Cultural, Irene Veiga. Além de representantes do Observatório de Indicadores Culturais (ObIC), da Gerência Técnica de Editais e Convênios (GTEC) e do programa Cultura Viva. Juntos, esses profissionais compartilharam conhecimentos técnicos, bem como experiências práticas com os participantes, por meio de oficinas e rodas de conversa.
✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp
Por fim, o secretário municipal de Cultura de Arcoverde, Pedro Brandão, técnicos da secretaria e representantes da cadeia produtiva local, reforçaram o compromisso da gestão com o fortalecimento da cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico.
O encerramento do encontro ficou por conta do grupo Samba de Coco Raízes de Arcoverde, patrimônio cultural vivo da cidade, que celebrou a tradição e a resistência das expressões culturais populares da região.