Nova parlamentar inajaense venceu o câncer com apenas 10 anos de idade – Conheça a história de Laura Vaqueira contada por Natália Rodrigues
O município de Inajá, no Sertão, elegeu no último domingo (6) a vereadora mais jovem a ocupar o cargo no legislativo municipal. Laura Vaqueira, essa é a jovem de apenas 20 anos que na primeira tentativa recebeu o apoio da população inajaense e entrou para a história do município.
Nascida em Inajá, em 2004, Laura Camili Gomes Lima, conhecida popularmente como Laura Vaqueira, tem uma história que vai muito além de uma disputa eleitoral. Quando criança, aos 7 anos de idade, recebeu o diagnóstico de Leucemia, câncer que ocorre nos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea. Na época, a notícia abalou a família, mas não foi motivo para desacreditar ou desistir da luta contra o câncer. Dessa forma, com o apoio da família, cuidados dos médicos e sempre com muita fé, Laura recebeu o tratamento por mais de três anos. Após muita persistência, veio a felicidade da resposta que tanto era esperada: a CURA!
Apesar das turbulências, Laura sempre espalhou seu sorriso e alegria por onde passava. Seu amor pela cultura veio de berço. Nesse sentido, foi esse amor que fez com que ela se tornasse vaqueira mesmo sendo tão jovem, ainda na adolescência. No tempo, recebeu críticas por ser uma mulher ocupando um espaço que geralmente é ocupado por homens. Havia também a preocupação por parte dos seus pais, com receio de que se machucasse. No entanto, ela persistiu e conquistou seu próprio espaço e respeito dentro das vaquejadas, que para todo inajaense é um esporte e paixão.
Decisão de entrar na política
Entrar na política foi algo que surgiu com o principal incentivo da família, sendo Laura tão jovem. Mas ela tinha garra de lutar e defender a cultura do povo. Em especial para aqueles que buscam por mais valorização nos setores da saúde e cultura. Essas questões foi o que serviu de pilar durante o processo de candidatura.
Conforme a mais nova parlamentar inajaense, um dos maiores apoiadores foi seu pai, que deu a ideia e a acompanhou durante todo o processo.
“Meu maior incentivador, e que começou com essa história, foi meu pai. Ele sempre dizia ‘vai Laura que vai dar certo’ e só depois de pensar muito no que eu poderia ajudar as pessoas eu aceitei. Minha família até estava um pouco apreensiva por eu ser muito nova e por ter passado pelo câncer. Por duas vezes os médicos disseram a eles que não teria mais jeito. Mas eu persisti, tive fé e muito apoio e amor da minha família até que nós conseguimos a cura. Hoje, portanto, consegui a vitória nas urnas por eles.
O início de tudo
Quando aceitei a proposta de me candidatar tive muita dificuldade e foi muita luta. Mas minha família é meu combustível, o povo tem um carinho enorme por todo mundo da minha família. Têm também muita confiança, e graças a Deus deu certo. Hoje eu tô aqui, com 20 anos, eleita e esperando janeiro para começar a trabalhar pelo povo.”
Assim entrou para filiação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e buscou conhecimento para seguir em uma candidatura séria. Além disso, que de fato pudesse proporcionar a diferença e servir de exemplo para tantos outros jovens inajaenses.
Segundo Henrique, pai da vereadora, no início a família ficou preocupada, mas ele sempre teve muita confiança na filha.
“Reunimos a família pra conversar com Laura também e ver se daria certo. No começo a mãe e as tias dela ficaram preocupadas, porque Laura já teve um problema de saúde muito sério e até por conta de alguma emoção. Ficaram com medo dela ter algum problema, mas meu coração dizia que ela era a pessoa certa. Eu já fui candidato a vereador uma vez e o que me levou a escolher Laura foi a garra. Também a perseverança e a humildade que ela carrega consigo. Laura é uma menina muito especial para todos nós e tem uma equipe forte pra trabalhar com ela. Eu tenho certeza que minha filha vai fazer muita história em Inajá”, apontou o pai.
A vaqueira andou de casa em casa apresentando seu projeto. Apresentando também a visão do que acredita que deva ser defendido e valorizado, e a resposta logo veio nas urnas. Com 551 votos Laura foi eleita como a vereadora mais jovem a ocupar uma das 11 cadeiras no legislativo municipal.