Café com o Legislativo debate o Maio Amarelo

Conscientização sobre segurança no trânsito
Conscientização sobre segurança no trânsito – Foto: Panorama PE

O tradicional ‘Café com o Legislativo’ reuniu diversas autoridades e representantes da sociedade civil para debater questões cruciais ligadas ao Maio Amarelo — campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Arcoverde na manhã desta sexta-feira (16).

Leia também: Idosa é atingida por caminhão em Arcoverde

Durante o evento, foram abordados diversos temas relevantes. Entre eles os acidentes de trânsito, os redutores de velocidade — ou seja, “quebra-molas” —, a presença de animais soltos nas vias públicas. E, sobretudo, a necessidade urgente de conscientização da população sobre os cuidados no trânsito.

O representante da PRF, Padilha, destacou que os animais soltos nas estradas continuam sendo uma das principais causas de acidentes na região. Segundo ele, até a quinta-feira (15), já haviam sido recolhidos 91 animais das vias só em 2025. Essa estatística reforça a urgência de ações mais efetivas para evitar tragédias. Além de evidenciar a responsabilidade dos donos desses animais.

Por sua vez, o professor Jackson, que representa o serviço de recolhimento de animais realizado pela Prefeitura de Arcoverde. Ele enfatizou que a captura é feita diariamente. Entretanto, ressaltou que o problema não será resolvido apenas com o recolhimento, mas também com a colaboração da população.

Ainda mais, o Corpo de Bombeiros, representado pelo major Wamberg, também contribuiu com dados preocupantes. Ele alertou para o número crescente de acidentes envolvendo motociclistas e reforçou que a imprudência continua sendo um fator decisivo nos atendimentos dos bombeiros. Dessa forma, pediu mais responsabilidade por parte dos condutores, visto que nesse sentido muitos casos poderiam ser evitados com atitudes simples de precaução.

✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp

Em contrapartida o presidente da Arcotrans, Vladimir Cavalcanti, tratou de temas técnicos e estruturais do trânsito. Segundo ele muitos dos redutores de velocidade existentes são excessivos e que, após análise técnica, os desnecessários serão removidos ou substituídos por faixas de pedestres elevadas. Assim, com o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego e garantir segurança. Além disso, Vladimir falou sobre o projeto de melhoria da rotatória próxima ao posto Cruzeiro, destacando a importância do emplacamento das vias e da iluminação pública naquela área.

O encontro teve a participação de diversos setores, que discutiram medidas voltadas à melhoria da segurança no trânsito de Arcoverde. Apesar dos desafios mencionados, foram apresentados esforços conjuntos para promover avanços na área.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Maria Clara Melo
Maria Clara Melo
Artigos: 385

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *