Dispensa de Licitação em Arcoverde para Limpeza Urbana Gera Questionamentos e Nota Oficial da Prefeitura

Dispensa de Licitação em Arcoverde
Prefeito Zeca Cavalcanti – Foto: Reprodução

Dispensa de Licitação em Arcoverde para Limpeza Urbana Gera Questionamentos e Nota Oficial da Prefeitura. A Prefeitura de Arcoverde publicou, na última quarta-feira (22), uma dispensa de licitação no valor de R$ 3.493.779,84. O objetivo era para contratar, em caráter emergencial, uma empresa especializada em limpeza urbana. A medida foi tomada um dia após a publicação do Decreto nº 003/2025, que declarou principalmente a situação de emergência na limpeza pública do município.

O processo de dispensa, de número 001/2025, estabeleceu o prazo de três dias úteis (de 22 a 24 de janeiro) para a apresentação de propostas. O caso gerou polêmica, pois há um contrato vigente com a empresa Planalto Pajeú,. Essa empresa é responsável pelos serviços de limpeza até agosto de 2025, o que levantou dúvidas sobre a real necessidade da nova contratação.

Em nota oficial, a Prefeitura de Arcoverde esclareceu entretanto que o contrato com a antiga empresa foi rescindido pela gestão anterior. Esse contrato foi rescindido, em 26 de dezembro de 2024, com publicação no Diário Oficial datada de 31 de dezembro.

Segundo a atual gestão, ao assumir a administração no dia 1º de janeiro de 2025, o município já estava sem uma empresa responsável pela coleta de lixo.

“Diante disso, atuando com zelo e responsabilidade, para não deixar a cidade desprovida de um serviço tão importante para o bem-estar e a saúde da população, o prefeito Zeca Cavalcanti atuou de imediato, usando todos os meios legais disponíveis, para que o serviço fosse restabelecido na maior brevidade possível”, afirmou a nota.

Enquanto Arcoverde opta pela contratação emergencial, outros municípios no entando, como São José do Egito, têm adotado alternativas. Esses municípios optaram por aditivos contratuais para solucionar problemas semelhantes na área de limpeza pública, gerando comparações sobre a gestão desses serviços essenciais.

Raphael Ribeiro
Raphael Ribeiro
Artigos: 24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *