Distribuição de água está sendo normalizada em Arcoverde, diz Compesa

Distribuição de água está sendo normalizada
Distribuição de água está sendo normalizada em Arcoverde, diz Compesa | Foto: Reprodução

Prezado Micael, em resposta à matéria “Áreas de Arcoverde sofrem sem água“, publicada pelo PanoramaPE, a Compesa esclarece:

“A Compesa informa que a área central de Arcoverde e o bairro São Miguel recebem atualmente água diariamente, sem rodízio na distribuição. Essa melhoria foi possível graças à segurança hídrica alcançada com a interligação das águas da Transposição do Rio São Francisco à Adutora do Moxotó. Tal obra garante produção suficiente para atender posteriormente toda a cidade com água todos os dias. Para alcançar esse objetivo maior, a Compesa está executando uma obra para modernização da rede de distribuição. Dessa forma, implantando novas tubulações com material mais resistente e de maior diâmetro nos bairros que ainda possuem calendário de abastecimento. Que, nesse sentido, é, em média, de quatro dias e sete dias sem. A expectativa é finalizar as intervenções em fevereiro de 2026, um investimento de R$ 19 milhões. Serão beneficiados 70 mil pessoas em todos os bairros.

A Compesa explica que nos últimos dias, no entanto, algumas ocorrências impactaram temporariamente o abastecimento do município. Dessa forma, sendo necessário executar serviços manutenção emergencial nos sistemas produtores do Moxotó e do Riacho do Pau. Esses sistemas são responsáveis pelo fornecimento de 270 litros de água por segundo. As intervenções foram concluídas e a distribuição de água foi retomada na última terça-feira (19). Porém, a normalização do fornecimento está ocorrendo de forma gradual, seguindo o calendário vigente nas áreas que ainda estão em rodízio”.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação da Compesa.

Áreas de Arcoverde sofrem sem água

A falta de gestão no calendário ou de investimentos da Compesa em Arcoverde tem gerado enorme drama hídrico em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Nesse sentido, reclamações são recorrentes por parte da população sobre o fornecimento de água na capital do Sertão.

Mesmo com o suporte da Adutora do Agreste e do Moxotó, vários bairros estão sem abastecimento. Por isso, o tema foi abordado na sessão da última semana na Câmara de Arcoverde. No entanto, o tema ficou abafado pela votação do aumento dos salários de prefeito, vice, secretários e vereadores a partir do próximo ano.

Arcoverde no passado recebia como única fonte o reservatório Riacho do Pau. Mas hoje três adutoras dão suporte à distribuição.

✅ Receba as notícias de Arcoverde e região no seu WhatsApp

As críticas também são direcionadas ao novo Gerente do órgão, Marcos Antônio Moraes de Freitas Filho, que assumiu após a polêmica dos áudios vazados envolvendo o Gerente anterior, Denis Mendes.

Uma obra de ampliação do sistema de abastecimento de água do município, deve ser finalizada em janeiro de 2026.

O projeto conta com um investimento de R$ 20 milhões para instalar 42 quilômetros de redes de distribuição que vão substituir antigas tubulações que provocavam vazamentos frequentes na rede. Mas isso não tem relação com a falta de garantia hídrica atual.

Distribuição de água está sendo normalizada – Nill Jr.

By Portal PanoramaPE

Notícias de Arcoverde e região

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *