Encontro orienta mestres, mestras e grupos culturais da região sobre inscrições e novidades do processo seletivo.

A Secretaria Municipal de Cultura de Arcoverde recebeu, nesta semana, a facilitadora Lana Monteiro — representante da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundarpe — para conduzir uma formação voltada ao 20º Edital do Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco. O encontro teve como público-alvo mestres, mestras, grupos e fazedores de cultura popular e tradicional da região.
O edital, que está com inscrições abertas desde o dia 9 de abril, segue até as 17h do dia 25 de abril. As candidaturas devem ser feitas por meio da plataforma Mapa Cultural de Pernambuco. Neste ano, o processo seletivo apresenta duas novidades importantes: a possibilidade de autodeclaração dos candidatos e, também, a implementação de uma distribuição regionalizada no resultado final.
✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp
O principal objetivo do concurso é reconhecer bem como valorizar os guardiões das tradições culturais do estado. Assegurando, dessa forma, apoio institucional e garantindo a continuidade dos saberes que fortalecem a identidade do povo pernambucano. Durante a formação, os participantes receberam orientações detalhadas sobre o processo de inscrição, critérios de avaliação e a documentação exigida.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com a valorização das expressões culturais bem como tradicionais. Além disso, a ação promove o acesso à informação bem como estimula a participação ativa da comunidade cultural loca. Fortalece, portanto, as raízes que mantêm viva a cultura do povo pernambucano.