
O município de Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, será palco de um encontro político significativo e de um anúncio de grande impacto para o Nordeste, nesta quarta-feira (28). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), participarão da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a duplicação da estação de bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado.
Embora Lula tenha enfrentado um quadro recente de labirintite, que o fez cancelar compromissos na última segunda-feira (26). Ele confirmou presença na agenda desta quarta após avaliação médica e repouso na residência oficial do Palácio da Alvorada. A confirmação das viagens a Salgueiro e a Cachoeira dos Índios, na Paraíba, foi feita pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom).
A cerimônia, que irá ocorrer às 11h30, representa mais um passo no Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A obra promete dobrar a capacidade da estação EBI-3 de 24,75 m³/s para 49 m³/s. Dessa forma, ampliará o abastecimento de água para 237 municípios e beneficiará cerca de 8,1 milhões de pessoas. Os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará serão beneficíadas com a obra.
Antes do evento oficial, Lula e Raquel visitarão, às 10h20, as instalações da EBI-3, também em Salgueiro. A ação integra o programa Caminhos da Água, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O programa percorre o trajeto da transposição do Rio São Francisco, reforçando a importância para a segurança hídrica no semiárido nordestino.
✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp
Além do caráter técnico e social, a presença conjunta das três lideranças ganhou conotação política. Visto que é a primeira vez que Lula, Raquel e João aparecem juntos em Pernambuco após a migração da governadora do PSDB para o PSD, partido aliado ao governo federal. A mudança partidária é vista como uma tentativa de aproximação com o Planalto. Assim pode redefinir alianças e influenciar o cenário político local nos próximos anos.