Arcoverde discute futuro econômico em evento ‘Arcoverde 2030’

Evento Arcoverde 2030
Evento Arcoverde 2030 – Foto: Reprodução

A Prefeitura de Arcoverde deu um passo decisivo rumo ao futuro ao realizar, no Teatro do Sesc, nesta quarta-feira (14), o evento “Arcoverde 2030: Futuro em Construção”. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, teve como objetivo apresentar ações estratégicas que visam promover o crescimento econômico sustentável do município. Enquanto alinham-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Leia também: São João de Arcoverde alia tradição à sustentabilidade

Embora o foco estivesse nas metas de longo prazo, o evento também revelou projetos que já estão em curso. Bem como novas propostas que buscam transformar o ambiente de negócios local. Representantes do setor produtivo, instituições parceiras, vereadores, gestores públicos e membros da sociedade civil estiveram presentes para acompanhar os detalhes das iniciativas.

Entre os programas em destaque estão o Empreender Arcoverde, o Acelera Arcoverde, o Qualifica Arcoverde, o Programa de Microcrédito, assim como o Projeto de Incubação para Empresas Iniciantes. Todos estão conectados às metas da ODS 1 (erradicação da pobreza), ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico). E ODS 9 (indústria, inovação e infraestrutura), à medida que buscam gerar empregos, incentivar o empreendedorismo e ampliar a qualificação profissional.

Além dessas ações, foram apresentadas duas propostas de lei que serão encaminhadas à Câmara Municipal. A primeira é a Lei de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico de Arcoverde (LIDEA). Que prevê a concessão de incentivos fiscais e logísticos para atrair novos empreendimentos. A segunda é a Lei de Liberdade Econômica, criada para desburocratizar e agilizar o processo de abertura de empresas — contribuindo, assim, para a dinamização da economia local.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Welen Santos, ressaltou que o evento simboliza um novo momento para Arcoverde, pois articula governo, setor privado e instituições em um projeto coletivo de futuro.

“Estamos promovendo uma articulação entre governo, setor privado e instituições para criar um ambiente de negócios mais forte, inclusivo e preparado para o futuro”, afirmou.

O prefeito Zeca Cavalcanti também destacou a importância da união entre os diversos setores para a consolidação dos resultados esperados.

“Queremos sonhar juntos com um futuro em que o comércio de Arcoverde seja cada vez mais forte, gerando emprego, renda e oportunidades para a nossa população. Com o apoio desse time de parceiros que atuam diretamente na promoção do desenvolvimento, vamos avançar”, afirmou, enquanto destacou as parcerias com a ADEPE e o Governo do Estado como estratégicas para atrair novos investimentos.

✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp

O evento contou com o apoio de instituições como SEBRAE, SENAI, SENAC, AGE, ADEPE e agentes financeiros que integram as ações de crédito.

Todas as iniciativas estão reunidas no programa Transforma Arcoverde, que pretende consolidar o município como um polo de inovação e negócios no Sertão. Assim, a cidade caminha com planejamento, articulação e visão de futuro, a fim de garantir inclusão produtiva, crescimento econômico e prosperidade para sua população.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Maria Clara Melo
Maria Clara Melo
Artigos: 378

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *