
O Hospital Memorial Arcoverde comemora no próximo dia 1º de abril 29 anos de atuação. Desde sua fundação, a unidade tem desempenhado um papel essencial no atendimento médico, oferecendo serviços de qualidade para a população pernambucana. A instituição não apenas se destaca pela sua história, mas também pelos avanços contínuos na infraestrutura e nos serviços ofertados, incluindo a expansão do Hospital Memorial Arcoverde para melhor atender à crescente demanda da região.
Como presente, uma importante obra estrutural está em andamento no hospital. A conclusão dela permitirá a ampliação dos serviços ofertados, modernização das instalações e aumento na capacidade de atendimento.
Reconhecimento e impacto regional
Com quase três décadas de atuação, o hospital está expandido sua estrutura para atender à crescente demanda. A nova área de 2.500m² permitirá melhorias na UTI, no bloco cirúrgico e na oncologia, sempre priorizando tecnologia e humanização.

Entre as novidades, destacam-se a implantação do serviço de hemodinâmica, essencial para tratar infartos e AVCs sem a necessidade de deslocamento para o Recife, além da futura cirurgia cardíaca, com uma UTI especializada. A neurocirurgia e a instalação de uma nova ressonância magnética também reforçam a estrutura hospitalar.
Isso permitiu com que o Hospital Memorial proporcionando atendimento humanizado e estruturado para evitar deslocamentos longos e desgastantes dos pacientes. E o hospital segue investindo para ampliar sua capacidade de atendimento em casos de média e alta complexidade.

Além dos avanços em neurocirurgia e cirurgia torácica, o hospital já realiza procedimentos endoscópicos avançados, como a retirada de cálculos e colocação de próteses, proporcionando mais segurança aos pacientes.
✅ Receba as notícias de Arcoverde e região no seu WhatsApp
A implantação do serviço de hemodinâmica, previsto para o mês de maio, contará com especialistas renomados e, dessa forma, possibilitará tratamentos cardíacos de alta complexidade. Além disso, o hospital planeja expandir sua atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo serviços como cirurgia cardíaca e oftalmológica, com a criação de mais 40 leitos, dos quais 15% serão destinados a pacientes do SUS.

As obras, que já duram sete meses, foram planejadas para minimizar impactos nos atendimentos. Ainda mais, a estrutura, com um vão de 90 metros sem colunas, está sendo construída estrategicamente para reduzir transtornos.
De acordo com o diretor do hospital, Dr. Joaquim Lucena, a obra em andamento no Hospital Memorial Arcoverde, apesar de gerar alguns transtornos temporários, visa a melhoria e ampliação dos serviços oferecidos à comunidade. “Com esse projeto de grande porte, que inclui estruturação e cobertura, já em andamento, a intenção é transformar o hospital em uma referência na região, atendendo de forma mais eficaz bem como abrangente à população”, afirmou.
Evolução do polo médico local
Arcoverde evoluiu significativamente no setor da saúde desde 1996, quando a oferta de médicos e especialidades era limitada. Hoje, no entanto, o município conta com um polo médico consolidado, oferecendo segurança e qualidade para profissionais e pacientes. A presença de uma UTI garante suporte imediato em casos de emergência, evitando, assim, deslocamentos para outras cidades.
Além disso, a formação médica na região avança com a chegada de novas faculdades, como a Faculdade de Medicina do Sertão, já em atividade, a unidades da UFPE em Sertânia e chegada do curso de medicina na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). Esse crescimento fortalece a estrutura médica local, garantindo atendimento qualificado bem como ampliando as oportunidades para novos profissionais.