Arcoverde lança projeto estratégico com foco no desenvolvimento

Futuro em construção em Arcoverde
Futuro em construção em Arcoverde – Foto: Reprodução

A cidade de Arcoverde lançou o projeto “Arcoverde 2030 – Futuro em Construção”, em evento realizado no auditório do Sesc local, nesta quarta-feira (14). A princípio, a iniciativa faz parte do programa Transforma Arcoverde, que é inspirado na Agenda 2030 da ONU. Assim como nas diretrizes da Rede Brasil do Pacto Global. Segundo os organizadores, o objetivo é promover o fortalecimento da economia local por meio de ações planejadas, integradas e sustentáveis.

Conforme a participação no programa Bom Dia na Itapuama, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Wellen Dutra, e o coordenador de negócios e parcerias do Senai Pernambuco, Fábio Lunna, explicaram o projeto. Ou seja, funcionará como guarda-chuva para quatro programas estruturantes voltados à qualificação profissional, ao aumento da produtividade, à inovação, assim como ao apoio a micro e pequenas empresas.

A seguir, conheça os programas apresentados:

  • Educação Profissional Senai – Com cursos voltados às necessidades do setor produtivo local, ainda mais, apresentação de experiências bem-sucedidas em outras regiões.
  • Escuta Empresarial – Responsável por identificar as principais demandas das indústrias locais, visando a construção de soluções personalizadas.
  • Brasil Mais Produtivo – Programa com foco em consultorias gratuitas nas áreas de Lean Manufacturing, 5S e eficiência energética. As metas incluem aumento de produtividade e redução no consumo de energia das empresas participantes.
  • Qualifica Arcoverde – Realizado em parceria com o Sebrae e o Senai, busca ampliar a qualificação da mão de obra e enfrentar a escassez de profissionais capacitados na região.
✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp

Além dessas ações, a secretária Wellen Dutra anunciou a previsão de chamadas públicas para incubação de negócios e a oferta de linhas de microcrédito. Juntamente com o apoio da Agência de Fomento de Pernambuco e instituições financeiras. Segundo ela, o projeto busca integrar o setor público, o setor produtivo, as instituições de ensino e o sistema financeiro, visando criar um ambiente propício ao desenvolvimento local.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Maria Clara Melo
Maria Clara Melo
Artigos: 385

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *