“Gelo derreteu sob nossos pés”: imagem impactante do degelo na Groenlândia

Foto foi tirada pelo cientista climático Steffen Olsen em junho de 2019 — Foto: Steffen Olsen/Blue Action (Gelo derreteu sob nossos pé)
(Gelo derreteu sob nossos pés – Foto foi tirada pelo cientista climático Steffen Olsen em junho de 2019 — Foto: Steffen Olsen/Blue Action

Gelo derreteu sob nossos pés, em junho de 2019. O cientista climático Steffen Olsen capturou uma imagem simpressionante de huskies aparentemente caminhando sobre a água na Groenlândia. A foto viralizou rapidamente, chamando a atenção para o derretimento acelerado do gelo na região.

Leia também: Concursos em Pernambuco oferecem mais de mil vagas com salários de até R$ 25,8 mil

Olsen, líder do projeto europeu Blue Action, estava em uma expedição no noroeste da Groenlândia para monitorar as condições do gelo quando observou o derretimento excepcional do gelo marinho. A água que cobria a camada de gelo chegava à altura de um tornozelo humano. Mas o calor era tão intenso que os cachorros conseguiam caminhar sobre ela.

Além disso, segundo sua experiência, Olsen explicou que esse tipo de derretimento normalmente ocorre no final da estação. Contudo, em 2019, aconteceu meses antes do previsto. Além disso, o calor foi tão forte que provocou uma rápida perda de gelo, afetando 95% da cobertura de gelo da Groenlândia. Portanto, eventos extremos como esse têm se tornado mais frequentes, alertou a paleoclimatologista Bianca Perren.


✅ Receba as notícias do PanoramaPE no seu WhatsApp

Groenlândia perdeu 532 bilhões de toneladas de gelo
Nível do mar sob 2 vezes mais rápido e derretimentos de geleiras bate recorde , adverte ONU
Nível do mar sob 2 vezes mais rápido e derretimentos de geleiras bate recorde , adverte ONU

Em 2019, estabelecendo um recorde histórico. A cientista Kelly Hogan alerta que as ondas de calor estão se tornando mais frequentes. Colocando em risco a segurança das comunidades locais e dificultando as pesquisas científicas. Olsen observou que o derretimento acelerado do gelo afeta diretamente a adaptação das pessoas ao novo clima. Além disso, aumenta o risco de afundamento do gelo, tornando mais desafiadoras as atividades cotidianas e científicas.

A Groenlândia perde em média 234 bilhões de toneladas de gelo por ano foto Getty Images via BBC
A Groenlândia perde em média 234 bilhões de toneladas de gelo por ano foto Getty Images via BBC

Embora muitos tenham visto a foto de Olsen como um retrato bonito, ela serviu como um alerta sobre as mudanças climáticas e a vulnerabilidade da Groenlândia. Para Olsen, a imagem foi uma maneira eficaz de atrair atenção, mas ele reconheceu que, sozinha, a foto não pode representar toda a complexidade das mudanças climáticas. Ela exige um contexto para ser completamente compreendida.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Cristiane Oliveira
Cristiane Oliveira
Artigos: 227

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *