O Portal PanoramaPE teve acesso ao ofício de número 115/2024, emitido pelo Hospital Regional Ruy de Barros Correira (HRRBC), de Arcoverde. O documento foi direcionado ao prefeito do município, Wellington Maciel, com cópia para a secretária de saúde do Estado, Zilda Rego. Outros representantes da Saúde em Pernambuco também foram acionados. Assinado pela gestora geral da unidade, Ana Kelly Araújo, o documento discorre sobre oferta de atendimentos durante os festejos juninos.
Dessa forma, diante da sobrecarga de atendimentos registrada no hospital durante o São João do ano passado, equipe gestora do HRRBC pediu a prefeitura o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)-Dia. Nesse sentido, pelo menos durante o período noturno, durante os 11 dias da festa.
“É inaceitável que o Hospital Regional Ruy de Barros Correia seja a única referência para atendimento noturno durante os festejos juninos em Arcoverde. Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Arcoverde precisa desenvolver um plano de atendimento de saúde em parceria com a UPA DIA Arcoverde. É preciso garantir funcionamento pleno, principalmente durante o período noturno, e reforçando o serviço de ambulâncias para eventuais transferências. Tal medida é essencial para mitigar a sobrecarga no Hospital Regional Ruy de Barros Correia. É preciso, então, assegurar a continuidade do atendimento regular dos serviços de saúde para toda a VI Regional”, destacou a gestora do HRRBC.
No documento, Ana Kelly Araújo ainda detalhou os desafios enfrentados no ano passado com o aumento da demanda de pacientes durante o período junino. De acordo com a gestora, a prefeitura de Arcoverde não incluiu o hospital regional no plano operacional do São João de 2023. A unidade, no entanto, ficou sobrecarregada durante o período festivo.
SOBRECARGA
“Entre os dias 23/06/2023 e 25/06/2023, foram registrados 493 atendimentos, com uma significativa distribuição entre diversas especialidades. Dessa forma, uma parte substancial desses casos envolveu pacientes alcoolizados, refletindo um aumento alarmante de 62% em comparação com períodos regulares”, detalhou Ana Kelly.
O documento ainda menciona o fato de que, para eventos artísticos com mais de mil espectadores, é necessário cumprir as disposições da Lei Estadual nº 14.133/10 e demais portarias regulamentares dos eventos juninos de 2024 em Pernambuco. Isso, portanto, inclui a Portaria SDS nº 2402, que no seu artigo 3º exige a previsão de um quantitativo mínimo de atendimento médico de emergência. Tal quantidade deve ser proporcional ao número de espectadores presentes.
Mesmo assim, a direção do hospital regional alega que a unidade ficou responsável por prover atendimento de emergência aos espectadores. Segundo a direção, utilizando a própria ambulância da unidade para resgates no local do evento. O motivo é a ausência de serviços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Arcoverde e à falta de ambulâncias do município.
“É imperativo ressaltar que, em Pernambuco normalmente, os meses entre março e agosto registram um aumento significativo nos casos de doenças respiratórias. Isso resulta em uma ocupação elevada dos leitos hospitalares. Tal é a gravidade da situação que, em 26 de abril, foi decretado estado de emergência pediátrica através do Decreto Governamental Nº 56.512/2024”, concluiu a gestora.
ATENDIMENTO
O Hospital Regional Ruy de Barros Correia, administrado pela Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário e localizado em Arcoverde oferece serviços de média complexidade aos treze municípios da VI Gerência Regional de Saúde. Com atendimento em sete especialidades médicas de Urgência e Emergência — Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Pediátrica, Obstetrícia, Traumato-Ortopedia Adulto e Infantil, Cirurgia Geral e Anestesiologia. A instituição registrou, no último mês, 18.493 atendimentos na Emergência, uma média de 616 pacientes por dia. Este volume de atendimento tem ultrapassado a capacidade operacional, forçando o hospital a acomodar pacientes em macas e cadeiras devido à insuficiência de leitos.
Confira a íntegra do documento: