Governo de Pernambuco inicia revitalização de trecho da BR-232

Trecho entre o Viaduto de Itapacurá e a Travessia Urbana de Vitória de Santo Antão passará por obras de revitalização; duplicação até o Sertão também está em andamento

Inicio de revitalização da BR-232
Inicio de revitalização da BR-232 – Foto: Reprodução

O Governo de Pernambuco anuncia inicio de revitalização da BR-232, dando, assim, mais um passo importante para a melhoria da infraestrutura viária do Estado. A governadora Raquel Lyra, junto ao ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou, nesta terça-feira (6), a ordem de serviço que autoriza o início da revitalização. Inicialmente, o trecho contemplado vai do entroncamento com a BR-408, no Viaduto de Itapacurá, até o entroncamento com a PE-050, na Travessia Urbana de Vitória de Santo Antão.

Dessa forma, a intervenção contará com um investimento de R$ 41 milhões, viabilizado a partir de articulações entre o Governo do Estado e o governo federal. Em resumo, o recurso, que estava paralisado desde 2020, foi liberado por meio de emendas parlamentares dos deputados federais Eduardo da Fonte, Fernando Monteiro e da bancada federal pernambucana na Câmara dos Deputados. A partir dessa liberação, a licitação foi conduzida pela gestão estadual e, consequentemente, a empresa responsável pelas obras já foi definida.

Além disso, o ministro Renan Filho ressaltou a importância da iniciativa e destacou o andamento de outras ações estruturantes em Pernambuco. “A requalificação da BR-232 está andando com o Governo de Pernambuco e a ajuda da bancada federal. Estamos também terminando o projeto de duplicação de São Caetano até Arcoverde, que é uma obra muito importante”, afirmou.

Nesse contexto, a revitalização do trecho da BR-232 se soma a um conjunto mais amplo de obras rodoviárias no Estado. Inclusive, em novembro de 2024, o Governo de Pernambuco publicou dois editais de licitação para a contratação de empresas responsáveis pela elaboração dos projetos de duplicação e restauração da rodovia entre São Caetano, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Panorama

A duplicação compreende uma extensão de 264,9 quilômetros, dividida em dois lotes. O primeiro inclui o trecho entre São Caetano e Arcoverde, com 108,9 quilômetros. Em seguida, contempla o trecho entre Arcoverde e Serra Talhada, totalizando 156 quilômetros. Por fim, a obra completa está orçada em mais de R$ 2 bilhões.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Maria Clara Melo
Maria Clara Melo
Artigos: 307

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *