ENEM 2025: Inscrições começam nesta segunda (26)

Inscrições Enem 2025
Inscrições Enem 2025 – Foto: Reprodução

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começaram nesta segunda-feira, 26 de maio, e seguem até o dia 6 de junho. De antemão, esse ano, o processo traz mudanças importantes, tanto para estudantes do último ano do ensino médio, assim como, para candidatos que buscam a certificação dessa etapa escolar, ampliando as possibilidades de acesso ao ensino superior.

Embora alguns candidatos tenham direito à isenção da taxa, além disso, é obrigatório que todos os interessados realizem a inscrição por meio da Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante). Caso contrário, não poderão realizar a prova, mesmo tendo conseguido a gratuidade.

A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 11 de junho. O pagamento pode ser feito por boleto bancário, PIX, como também, cartão de crédito. Logo após a confirmação do pagamento, a inscrição será validada.

Datas e locais das provas

As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em dois domingos consecutivos. Exceto nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde ocorrerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. A mudança se deve a fatores logísticos e locais. No entanto, os horários de aplicação permaneçam os mesmos para todos:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início da prova: 13h30
  • Término: 19h (1º dia) e 18h30 (2º dia)
O que cai na prova?

No primeiro dia (9 de novembro), os participantes responderão a:

  • 45 questões de linguagens (sendo 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas;
  • Redação.

Posteriormente, no segundo domingo (16 de novembro), será a vez das áreas de:

  • Matemática (45 questões);
  • Ciências da natureza (45 questões).
Novidades de 2025: pré-inscrição e certificação

A principal novidade da edição 2025 é a pré-inscrição automática para alunos regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio. Ou seja, esses estudantes já aparecem no sistema e apenas precisam acessar a Página do Participante para confirmar suas informações e escolher o idioma da prova estrangeira. Por outro lado, alunos do 1º e 2º anos e candidatos que já concluíram o ensino médio deverão preencher manualmente todo o formulário de inscrição.

Ainda mais, outra mudança significativa é a retomada do Enem como forma de certificação do ensino médio para maiores de 18 anos. A função havia sido retirada em 2017, quando essa atribuição passou exclusivamente para o Encceja. Ou seja, agora, dependendo do desempenho obtido na prova, o candidato poderá utilizar o Enem para obter o certificado de conclusão.

✅ Receba no WhatsApp as notícias do PanoramaPE

Por fim, o Enem continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. O exame é critério para ingresso em diversas instituições públicas e privadas, além de ser requisito para acesso a programas como Sisu, Prouni e Fies.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Maria Clara Melo
Maria Clara Melo
Artigos: 486

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *