
Kaio Maniçoba assume a Secretaria: A governadora Raquel Lyra (PSD), escolheu o deputado estadual Kaio Maniçoba (PP) para assumir a Secretaria de Turismo de Pernambuco. Além disso, a decisão, anunciada recentemente, abre uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para a primeira suplente do PP, Roberta Arraes, aliada do grupo do prefeito de Araripina, Evilásio Mateus (PDT).
- Leia também : Arcoverde impulsiona o empreendedorismo feminino com o 1º Encontro de Mulheres Empreendedoras
Kaio Maniçoba tomará posse na próxima segunda-feira, em uma cerimônia conduzida pela governadora Raquel Lyra (PSD) ou pela governadora em exercício, Priscilla Krause (PSDB). Portanto, o ato representará um momento importante para a gestão estadual e para a condução das políticas turísticas no estado.
Trajetória Política de Kaio Maniçoba
Com uma carreira política consolidada, Kaio traz experiência tanto no Legislativo quanto no Executivo. De fato, ele é natural de Floresta, no Sertão, e iniciou sua trajetória como deputado federal, exercendo o mandato entre 2015 e 2019. Durante esse período, se destacou em diversas comissões, defendendo temas relacionados ao desenvolvimento do interior de Pernambuco e à infraestrutura turística.
Além disso, Kaio presidiu o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), onde implementou projetos focados na regularização fundiária e no fortalecimento da agricultura familiar. Consequentemente, ele adquiriu uma ampla visão sobre as necessidades do interior do Estado, o que será útil em sua nova função.
✅ Receba as notícias do PanoramaPE no seu WhatsApp
Em 2022, foi eleito deputado estadual, destacando-se na Alepe por sua articulação política e relação com lideranças estaduais. Logo após, seu desempenho político foi crucial para fortalecer o apoio a diversas causas importantes para Pernambuco.
Agora, à frente da Secretaria de Turismo, Kaio terá total autonomia para conduzir a pasta. Em virtude disso, o principal desafio será impulsionar o turismo em Pernambuco, com foco em destinos consagrados como Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e Recife. Por outro lado, ele também buscará promover o potencial turístico do interior do Estado, que conta com rica diversidade cultural. Entre outras ações, estão a atração de investimentos, a melhoria da infraestrutura turística bem como a ampliação das ações de promoção de Pernambuco no cenário nacional e internacional.
Fortalecimento da Base Política e Governabilidade
Dessa forma, com essa nomeação, o governo de Raquel Lyra visa fortalecer sua base política e ampliar a interlocução com o Partido Progressistas, garantindo maior governabilidade e alinhamento estratégico para os próximos desafios do mandato. Assim, o governo busca um caminho mais sólido para o desenvolvimento de diversas áreas, incluindo o setor turístico.