


Licitação para construção de Hospital em Garanhuns – Fotos: Janaína Pepeu e Hesíodo Góes/Secom do GovPE
A saúde pública do Agreste Meridional será reforçada com a construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O Governo do Estado publicou, nesta quinta-feira (17), o edital de licitação para contratar a empresa que executará a construção de Hospital em Garanhuns.
O novo hospital contará com 269 leitos e, dessa forma, receberá investimento superior a R$ 135 milhões, com recursos do Tesouro Estadual. A unidade será gerida pela Secretaria de Saúde, com projeto da Secretaria de Projetos Estratégicos bem como execução da Cehab.
- Leia também: Pernambuco nomeia servidores para Saúde e Educação
A governadora Raquel Lyra destacou que o hospital amplia os serviços de saúde, aproximando o atendimento das necessidades da população do interior. “Nosso trabalho segue firme para garantir dignidade aos pacientes e conforto aos profissionais da rede estadual”, afirmou a governadora.
Para a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, o hospital descentraliza a assistência, fortalecendo o atendimento na V Gerência Regional de Saúde. “O hospital faz parte do plano de regionalização da saúde e, portanto, será um grande ganho para os 21 municípios atendidos”, afirmou.
✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp
A unidade será de alta complexidade, com UTI, bloco cirúrgico, clínica médica, atendimento a traumas, cirurgia geral bem como diversas especialidades. Com mais de 26 mil metros quadrados, atenderá adultos bem como crianças em neurologia, ortopedia, cardiologia, queimados e doenças vasculares. O hospital terá ainda emergência, centro cirúrgico, diagnóstico por imagem, hemodinâmica, reabilitação e ambulatório com 15 consultórios médicos.
De acordo com o presidente da Cehab, Paulo Lira, a construção ocupará três pavimentos e deve ser concluída em 18 meses. “Estamos felizes em realizar uma obra tão importante, com a expertise da Cehab garantindo qualidade e eficiência”, disse Lira.
O secretário Rodrigo Ribeiro afirmou que o hospital é um projeto emblemático da Secretaria de Projetos Estratégicos do Governo. “A interiorização da saúde ajuda a melhorar o atendimento no interior e reduz a pressão sobre os hospitais da capital”, destacou.
O Hospital Mestre Dominguinhos é a segunda grande obra anunciada este ano para Garanhuns e municípios vizinhos. Em março, o governo lançou licitações para construir quatro maternidades, incluindo uma em Garanhuns, com recursos estaduais e federais. As outras três maternidades serão construídas em Serra Talhada, Ouricuri bem como Igarassu, ampliando a rede materno-infantil no Estado.