Governo de Pernambuco anuncia licitação para 52 novas creches. Dessa forma, o estado investe em expansão da educação infantil e inclusão educacional com novos Centros de Educação Infantil e contratação de especialistas em Educação Especial.
A governadora Raquel Lyra autorizou, nesta segunda-feira (20), a abertura da licitação para a construção de 52 novos Centros de Educação Infantil (CEIs), dando continuidade ao Programa Estadual de Incentivo a Novas Turmas de Educação Infantil. O edital será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (21), com um orçamento de R$ 303,9 milhões e prazo de execução de 12 meses.
O anúncio faz parte de um projeto mais amplo que visa criar 60 mil novas vagas em creches e pré-escolas até 2026. Em 2024, o governo já havia iniciado a construção de 51 creches, nesse sentido, com um investimento total de R$ 282 milhões.
✅ Receba as notícias de Arcoverde e região no seu WhatsApp
“Graças ao Juntos Pela Educação, estamos publicando a licitação do segundo bloco de creches da nossa gestão. Enquanto estamos prestes a assinar os contratos para início das obras do primeiro bloco, iniciamos o processo para a construção de mais 52 unidades. Vamos para cima, fazer de Pernambuco a capital das creches do Brasil”, declarou a governadora Raquel Lyra.
Os novos CEIs serão distribuídos em dez lotes, contemplando, dessa maneira, todas as regiões do estado. Além disso, os equipamentos seguirão padrões de qualidade definidos pelo Governo Federal e serão construídos em terrenos cedidos pelos municípios ou pertencentes ao Estado. O primeiro ano de funcionamento das creches será financiado pelo Governo de Pernambuco.
O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou a importância da ação para o fortalecimento da educação infantil. “A abertura de licitação para o segundo bloco de creches reitera o compromisso do Governo de Pernambuco em garantir uma educação básica de qualidade desde a primeira infância. Esse compromisso é, então, um dos pilares do programa Juntos pela Educação, que aposta na colaboração com os municípios para ampliar o acesso ao ensino.”
Investimento em Educação Especial
Além da expansão das creches, o Governo de Pernambuco também anunciou uma seleção simplificada para a contratação de 338 profissionais destinados à Educação Especial na Rede Estadual. O decreto que autoriza a iniciativa será publicado no DOE desta terça-feira (21).
Entre as vagas oferecidas estão:
- 186 para professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE);
- 82 para professores intérpretes de Libras;
- 48 para professores instrutores de Libras;
- 22 para professores brailistas.
Os profissionais selecionados terão, dessa forma, carga horária de 200 horas mensais. O edital do processo seletivo, contendo informações detalhadas sobre requisitos, remuneração bem como etapas do certame, será divulgado no primeiro trimestre de 2025.
Com essas iniciativas, portanto, o Governo de Pernambuco busca consolidar a educação como prioridade, promovendo o acesso à educação infantil de qualidade e fortalecendo a inclusão educacional no estado.