
Arcoverde, no Sertão do Moxotó, foi uma das cidades com maior volume de chuva registrado nas últimas 24 horas, segundo monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). De antemão, o acumulo foi de 28,0 milímetros, com isso, o município chamou atenção entre os principais registros desta sexta-feira (23). Ficando atrás apenas de cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata Sul.
- Leia também: Defesa Civil de Arcoverde emite novo boletim e alerta para volume de chuvas acima da média
De acordo com a Apac, as chuvas começaram logo nas primeiras horas do dia e atingiram diversas regiões do estado. Em Paulista, por exemplo, o volume chegou a 39,8 mm, seguido por São José da Coroa Grande (33,7 mm) e Jaboatão dos Guararapes (31,4 mm). Apesar de estar localizada em uma área menos propensa a precipitações intensas, Arcoverde teve um dos maiores acumulados do estado. Assim, reforçando a necessidade de atenção redobrada da população e das autoridades locais.
Monitoramento detalhado
A Apac apontou que, entre as 18h de quinta-feira e as 6h30 desta sexta, os maiores volumes registrados foram:
- Paulista (Maria Farinha) – 34,52 mm
- São José da Coroa Grande – 33,45 mm
- Jaboatão dos Guararapes (Muribeca) – 31,20 mm
- Arcoverde – 28,0 mm
- Saloá – 24,9 mm
Arcoverde também apareceu com destaque em outro ponto de medição, com 27,88 mm registrados em uma das estações monitoradas.
Ainda mais, a previsão para esta sexta-feira indica céu parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas nas regiões da RMR e Zonas da Mata Norte e Sul, com intensidade variando de fraca a moderada.
Por fim, em Arcoverde, apesar da melhora nas condições climáticas ao longo da manhã, a recomendação da Apac é que a população permaneça atenta aos comunicados oficiais, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos, bem como, deslizamentos.
Apac