
O ex-prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes, mais conhecido como Manuca, assumiu, hoje, a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco. Manuca toma posse como Secretário. A cerimônia de posse foi realizada no Palácio do Campo das Princesas e conduzida pela governadora em exercício, Priscila Krause (PSDB).
A nomeação consolida a entrada do Avante no governo Raquel Lyra (PSD), numa movimentação política que amplia a base de apoio da gestão estadual. Manuca foi indicado pelos irmãos Sebastião e Waldemar Oliveira – lideranças do partido – e assume o posto deixado por Amanda Aires, economista indicada anteriormente por Raul Henry (MDB), atual secretário de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife.
A solenidade contou com a presença de nomes de peso da política pernambucana, como o senador Fernando Dueire (MDB), o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), bem como o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira.
Durante o evento, Priscila Krause destacou a importância da chegada de Manuca para uma nova etapa das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento profissional no estado. “Estamos numa conta de soma que resulta em multiplicação de esforços por Pernambuco. A ideia é potencializar programas já consolidados, como o QualificaPE, o Bora Empreender e a Casa do Trabalhador, com base no nosso plano de governo”, afirmou.
De acordo com a governadora em exercício, o orçamento da pasta foi ampliado nos últimos dois anos e a meta agora é dobrar o número de vagas de qualificação profissional, que já ultrapassou a marca de 30 mil em todo o estado.
✅ Receba as notícias do PanoramaPE no seu WhatsApp
Manuca, prometeu dar continuidade bem como aprimorar os projetos existentes, com foco na inclusão de públicos historicamente negligenciados. “Vamos trabalhar para devolver a dignidade a quem está invisível no mercado de trabalho. E, dessa forma, garantir a primeira oportunidade para quem ainda não teve. As mulheres, especialmente, seguirão sendo prioridade, tanto na qualificação quanto na geração de emprego”, declarou o novo secretário.
O secretário também destacou o papel da tecnologia na transformação social e se comprometeu a converter os investimentos orçamentários em resultados práticos. “Tecnologia é o presente bem como o futuro. Precisamos, portanto, garantir acesso e capacitação para todos, com foco nos que mais precisam”, completou.
Elielson