
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou na sexta-feira (9), o calendário oficial do Enem 2025. Embora ainda faltem alguns detalhes, como o valor da taxa de inscrição, já se sabe que os interessados poderão se inscrever entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
- Leia também: Governadora Raquel Lyra inaugura Clínica-Escola de Odontologia Avançada da UPE ao lado do prefeito Zeca Cavalcanti
As provas objetivas e de redação serão aplicadas em dois domingos consecutivos. Dia 9 e dia 16 de novembro. Embora o edital com as regras completas do exame não tenha sido publicado. Vale ressaltar, que o prazo para solicitar isenção da taxa já foi encerrado no último dia 2 de maio.
Criado para avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica, o Enem consolidou-se como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Isso porque os resultados do exame são utilizados tanto no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Quanto em programas como o Universidade para Todos (Prouni), que oferecem vagas e bolsas em instituições públicas e privadas.
Além disso, universidades particulares utilizam o Enem como critério complementar ou exclusivo de seleção. E os resultados também são aproveitados para concessão de benefícios como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp
Não só instituições brasileiras, bem como, universidades de Portugal, que mantêm convênio com o Inep, aceitam as notas do Enem. Assim, estudantes brasileiros ganham a oportunidade de cursar o ensino superior no exterior de maneira facilitada.