
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, participou neste sábado (17) da abertura da 25ª Assembleia Xukuru, realizada na Aldeia Pedra D’Água, no Território Xukuru, em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. Ao lado do cacique Marcos Xukuru, ela destacou a resistência da comunidade enquanto enfatizou a importância da luta pelos direitos dos povos originários.
Embora a programação da Assembleia siga até o dia 20 de maio, o primeiro dia já evidenciou o protagonismo do povo Xukuru. Uma vez que reuniu lideranças indígenas de diferentes regiões do país, movimentos sociais e apoiadores da causa indígena. Além disso, o evento oferece uma agenda diversa, com rodas de diálogo, oficinas temáticas, apresentações culturais, assim como debates voltados às políticas públicas, ao território e à identidade indígena.
✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp
A Assembleia também é um momento de memória e reverência, visto que presta homenagem ao Cacique Xicão Xukuru. Que foi assassinado em 1998 durante a luta pela demarcação do território. Por isso, o encerramento contará com um ato público em sua homenagem, com uma caminhada simbólica até o centro de Pesqueira.