STF avalia de plano de fuga de Bolsonaro com Eduardo nos EUA

Ministros do Supremo Tribunal Federal - Foto: Reprodução
Ministros do Supremo Tribunal Federal – Foto: Reprodução

Na visão de Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) consultados pelo blog, a viagem de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aos Estados Unidos pode ser mais do que uma simples retórica de perseguição política. Além disso, a mudança de país parece preparar um eventual “exílio” para o ex-presidente Jair Bolsonaro, caso seja condenado pela tentativa de golpe de Estado.

Segundo esses ministros, a mudança de Eduardo para os EUA pode ser uma jogada estratégica, considerando a inevitabilidade da condenação. Além disso, “É uma manobra política: eles têm um palco no exterior, nos EUA, e podem preparar a fuga do pai, que chamariam de exílio”, avalia um integrante da corte.

O Impacto do fracasso no protesto e o planejamento de fuga

Embora a ida de Eduardo para os Estados Unidos ocorre após o fracasso do protesto em Copacabana, que evidenciou a falta de mobilização popular em torno da causa. Consequentemente, investigações da Polícia Federal (PF) indicam que Bolsonaro já planejava se refugiar nos EUA no final de 2022, como o blog revelou, e chegou a transferir R$ 800 mil para o país, conforme a quebra de sigilo bancário. Portanto, para ministros e investigadores, uma eventual condenação poderia acelerar esse plano.

.

✅ Receba as notícias do PanoramaPE no seu WhatsApp

Aliados de Eduardo Bolsonaro afirmam que a decisão de viajar foi impulsiva, surpreendendo até o próprio ex-presidente, que não estava preparado para a mudança. Bem como, a ida de Eduardo aos EUA também visa pressionar por medidas contra Alexandre de Moraes, também de evitar a perda do passaporte. Tanto Eduardo quanto Bolsonaro veem em Trump uma possível salvação política. Contudo, em entrevista à revista Oeste, Bolsonaro negou qualquer intenção de fugir para os EUA.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Cristiane Oliveira
Cristiane Oliveira
Artigos: 222

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *