MPPE amplia atuação contra o crime organizado com Gaeco no Sertão

MPPE instituiu Gaeco Sertão
MPPE instituiu Gaeco Sertão – Foto: Reprodução

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instituiu o Núcleo Regional de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado no Sertão (Gaeco Sertão), com sede em Petrolina. A medida, oficializada por meio da Portaria PGJ nº 1.518/2025, visa intensificar as ações ministeriais nas 1ª e 2ª Circunscrições Ministeriais, que abrangem os municípios de Salgueiro e Petrolina.

Embora o novo núcleo atue regionalmente, ele estará vinculado administrativamente ao Gaeco Recife, garantindo alinhamento estratégico e operacional entre as unidades. Assim como o já existente Núcleo Agreste, com sede em Caruaru, o Gaeco Sertão representa um esforço de descentralização das atividades. O que deve resultar em maior eficiência e eficácia no enfrentamento à criminalidade organizada.

“Teremos um avanço com essa ampliação estrutural do nosso Gaeco, reforçando a força de trabalho e a logística administrativa”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Xavier. Segundo ele, o plano de gestão para o biênio 2025-2027, aliado à Gestão Estratégica 2024-2029 do MPPE. E contempla como prioridade o combate qualificado às organizações criminosas. Desse modo, resultou na criação do novo núcleo regional.

Ainda que o foco seja a repressão à atuação de grupos criminosos na região, o Gaeco Sertão também terá como função prestar apoio técnico e operacional aos procedimentos encaminhados pela Coordenação Administrativa do Gaeco, assim reforça seu papel estratégico no sistema ministerial.

✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp

A Subprocuradoria Geral de Justiça em Assuntos Administrativos será responsável por assegurar a estrutura necessária para o funcionamento do novo núcleo. No entanto, a implementação completa dependerá da disponibilidade orçamentária da instituição. O que indica que os próximos passos deverão considerar os limites financeiros do MPPE.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Maria Clara Melo
Maria Clara Melo
Artigos: 399

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *