
Nota da Prefeitura de Pesqueira – PE. A Prefeitura de Pesqueira informa que até o momento não houve nenhuma citação ao órgão. Destacamos a toda população e aos veículos de imprensa sobre o ocorrido da operação policial. Apesar de tudo, o ocorrido não paralisa nenhum dos nossos serviços e o pedido de afastamento do Prefeito Marcos Xukuru se deu por ele ter sido secretário no ano dessa investigação.
Em tempo, a defesa reafirma que o Prefeito não tem envolvimento com os fatos apurados e que as acusações são infundadas. As medidas legais cabíveis estão sendo tomadas para reverter o afastamento, que entendemos como mais um ato de perseguição política.
A Prefeitura de Pesqueira não para seus serviços e as atividades seguem sendo realizadas conforme o cronograma previsto atendendo toda a nossa população”.
Relembre o caso: operação investiga fraudes em contratos públicos
A Operação Pactum Amicis, por sua vez, foi deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco e, atualmente, investiga possíveis fraudes em contratos públicos. O prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos, está entre os alvos, assim como o vereador Pastinha Xucuru, Roseli, responsável por licitações, além de Janailson, dono de uma empresa de veículos agregados ao município.
A operação cumpriu mandados de busca e apreensão; no entanto, não há informações sobre prisões. O prefeito foi afastado do cargo e, em nota, afirmou que a ação se trata de perseguição política, já que as investigações envolvem contratos de 2021, antes de sua gestão.
Enquanto isso, a defesa de Cacique Marcos nega irregularidades e, além disso, já tomou medidas para reverter a decisão. O Tribunal de Justiça de Pernambuco decidirá, nos próximos dias, se mantém ou revoga o afastamento. Por fim, as investigações continuam para esclarecer os fatos.
✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp
Segundo informações, a Justiça decidiu afastar o prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos, por 30 dias de suas atividades. A medida faz parte das investigações da Operação Pactum Amicis, que apura possíveis fraudes em contratos públicos. Enquanto isso, a defesa do prefeito segue tomando providências jurídicas para reverter a decisão, alegando que não há irregularidades em sua gestão.