Manuca, novo secretário de Raquel Lyra tem 4 contas negadas pelo TCE

Novo secretário de Raquel Lyra
Novo secretário de Raquel Lyra- Foto: Reprodução

Emmanuel Fernandes de Freitas Gois, conhecido como Manuca, novo secretário de Raquel Lyra, assumiu o cargo de secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco. Nessa segunda-feira (24) no Palácio do Campo das Princesas. Além disso, a cerimônia de posse foi conduzida pela vice-governadora Priscila Krause, uma vez que a governadora Raquel Lyra está em férias no Canadá.

Por outro lado, Manuca, ex-prefeito de Custódia, foi responsável pela gestão municipal de 2017 a 2024. Durante esse período, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu parecer prévio recomendando a rejeição das contas de 2018, 2019, 2020 e 2021. No entanto, a Câmara de Vereadores de Custódia aprovou as contas de todos os anos, desconsiderando a recomendação do TCE. Aliás, as contas de 2017, primeiro ano de mandato de Manuca, foram as únicas aprovadas pelo TCE. Portanto, os exercícios seguintes ainda aguardam julgamento.

✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp

Além disso, o TCE apontou várias irregularidades nas contas de Manuca. Em 2021, o órgão destacou o não recolhimento de contribuições previdenciárias no valor de R$ 3.580.071,61, representando 59,1% do total devido. Consequentemente, o TCE registrou um déficit financeiro de R$ 13.874.319,49 e um controle contábil ineficiente.

Outro ponto importante é que a análise também revelou que o prefeito teria priorizado gastos com festas em detrimento do recolhimento das contribuições previdenciárias. Se os valores tivessem sido pagos corretamente, o saldo devedor teria sido 61% menor, portanto, a dívida com a previdência teria aumentado em 48,5%.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Cristiane Oliveira
Cristiane Oliveira
Artigos: 222

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *