Uma oportunidade imperdível para quem deseja ingressar no mundo do cinema bem como do audiovisual. Estão abertas as inscrições para a Oficina gratuita de audiovisual em Buíque “Outros Sertões e o Minuto”. Que acontecerá, portanto, de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, no Sítio Alcobaça, em Buíque. A formação é, então, destinada a pessoas de Arcoverde e Buíque, com idade mínima de 15 anos. Incluindo pessoas com deficiência, que terão assessoria de acessibilidade comunicacional.
As aulas ocorrerão no turno da tarde, das 13h às 17h, e o transporte para o local será disponibilizado para quem reside em Arcoverde. Durante a formação, os participantes terão acesso a aulas teóricas e práticas. Que incluem, dessa forma, conceitos sobre linguagem audiovisual, técnicas de captação de som, roteirização e edição. No encerramento, os alunos apresentarão os curtas-metragens que produziram, com duração de até um minuto.
Inscrições gratuitas e acessíveis
Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de janeiro, clicando aqui ou presencialmente no Riso da Terra. Localizado, então, na Avenida Pinto de Campos, 1248, São Miguel, Arcoverde.
Sobre os facilitadores
A Oficina gratuita de audiovisual em Buíque será conduzida por profissionais experientes:
- Mila Nascimento, cineasta bem como produtora cultural com ampla experiência na formação de jovens e adultos;
- Uilma Queiroz, premiada realizadora audiovisual, cujo longa-metragem “O Bem Virá” foi exibido em diversos festivais nacionais e internacionais;
- Alexandre Nascimento, produtor cultural, musical e audiovisual.
Valorização do Sertão
O principal objetivo da oficina é propor um novo olhar sobre o Sertão e o Nordeste. Dessa forma, desconstruindo os estereótipos que marcaram a representação da região ao longo do século XX. A ideia é inspirar alunas e alunos a retratarem suas próprias realidades, usando ferramentas acessíveis como os celulares.
Apoio cultural e itinerância
Contemplada pela Lei Paulo Gustavo Pernambuco, a oficina é financiada pelo Governo do Estado de Pernambuco. Por meio da Secretaria de Cultura bem como do Ministério da Cultura. O projeto já foi realizado em São José do Egito bem como Carnaíba, no Sertão do Pajeú, com grande sucesso.