PF deflagra operação contra fraudes em benefícios assistenciais em Tupanatinga

Operação da Polícia Federal na quinta-feira (15)
Operação da PF na quinta-feira (15)- Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para desarticular um esquema criminoso especializado na obtenção fraudulenta de benefícios assistenciais, na última quinta-feira (15). A princípio a ação ocorreu nas cidades de Tupanatinga (PE) e Mata Grande (AL), após investigações que apontaram a existência de um grupo que atuava em diversos estados do Nordeste.

Segundo a Polícia Federal, os criminosos criavam identidades falsas e utilizavam pessoas conhecidas como “idosos de aluguel” para legitimar saques irregulares de benefícios sociais. A quadrilha foi alvo de uma ação conjunta com o Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Previdência Social, desse modo demonstra a gravidade e a complexidade do caso.

As investigações tiveram início em junho de 2023, quando dois suspeitos foram presos em flagrante na cidade de Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba. Eles tentavam sacar um benefício em nome de uma pessoa fictícia. A partir disso, a análise dos materiais apreendidos permitiu à Polícia Federal identificar outros integrantes do grupo e entender com mais profundidade o funcionamento do esquema.

Ainda mais, durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba. O objetivo da ação é aprofundar as investigações e, assim, identificar outros possíveis envolvidos, bem como ampliar a compreensão sobre o alcance da organização criminosa.

✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp

Por fim, os suspeitos poderão responder por crimes como estelionato majorado, falsidade ideológica, uso de documentos falsos, assim como associação criminosa. Somadas, as penas podem ultrapassar 15 anos de prisão.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Maria Clara Melo
Maria Clara Melo
Artigos: 406

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *