
A esperada volta para casa começou oficialmente. Depois de uma missão espacial que deveria durar oito dias, mas se estendeu por nove meses, os astronautas “presos” no espaço, Suni Williams e Butch Wilmore, estão finalmente a caminho da Terra. Além disso, apesar do longo tempo, esse não é o recorde de astronautas no espaço. Porém, antes, o cosmonauta russo Valeri Polyakov passou mais de um ano a bordo de uma missão espacial. Consequentemente, a experiência dos astronautas da NASA, embora impressionante, não chega a ser histórica.

Os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams retornaram à Terra depois de 287 dias na Estação Espacial Internacional (ISS). O retorno, inicialmente previsto para junho de 2024, foi adiado devido a problemas técnicos com a cápsula Starliner, da Boeing.
Como a Starliner não pôde trazer os astronautas de volta, a missão foi transferida para a cápsula Dragon Freedom, da SpaceX. O desacoplamento da ISS aconteceu às 2h05 desta terça-feira (horário de Brasília).
A bordo também estavam os astronautas Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, ambos da missão Crew-9. O trajeto de retorno envolveu várias etapas críticas, como manobras orbitais, a queima de reentrada e a descida controlada até o oceano.
Cronograma do retorno (horário de Brasília):
- 02h05: Desacoplamento da cápsula Dragon Freedom.
- 18h11: Início da queima de reentrada.
- 18h57: Amerissagem, ou pouso na água.
Após a amerissagem, as equipes de resgate estarão prontas para buscar os astronautas na costa da Flórida, onde o local exato do pouso será confirmado mais tarde.
✅ Receba as notícias do PanoramaPE no seu WhatsApp
Além disso, a missão Crew-9, que originalmente traria quatro astronautas, teve a tripulação reduzida a dois membros até o momento em que a cápsula Dragon Freedom foi utilizada para trazer todos de volta. A decisão de antecipar o retorno foi tomada para evitar condições meteorológicas desfavoráveis e facilitar a troca de tripulação na ISS.
A saga do retorno
Wilmore e Williams chegaram à ISS a bordo da cápsula Starliner para uma estadia de oito dias, mas falhas técnicas impediram o retorno. A NASA decidiu retornar a cápsula Starliner vazia, deixando os astronautas sem transporte para casa.
A missão Crew-9 da SpaceX, lançada no final de setembro, teve apenas dois astronautas inicialmente, mas agora, com a cápsula Dragon Freedom, trouxe os quatro de volta.
Além disso, Este retorno destaca o papel crucial da SpaceX nas missões espaciais da NASA, após uma década de colaboração com a Boeing.