Papa deixa hospital após um mês internado e faz primeira aparição pública

Papa Francisco recebeu alta  - Foto: Reprodução
Papa Francisco recebeu alta – Foto: Reprodução

Após quase 40 dias de internação, o Papa Francisco recebeu alta neste domingo (23) e fez sua primeira aparição pública, acenando para os fiéis da sacada do hospital. Em seguida, ele foi conduzido de carro até o Vaticano. O pontífice, de 88 anos, havia sido internado no hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, para tratar de problemas respiratórios.

Além disso, médicos informaram que a pneumonia bilateral foi completamente curada, mas alertaram que o Papa precisará de cuidados adicionais e de repouso por dois meses. Além disso, ele deverá passar por sessões de fisioterapia respiratória e realizar exercícios de fala, pois sua voz foi afetada pelo uso prolongado de oxigênio de alto fluxo.

✅ Receba as notícias do PanoramaPE no seu WhatsApp

Apesar da recuperação, os médicos indicaram que o Papa deve seguir com atividades mais leves e com um “estilo de vida mais calmo”. Eles também recomendam que ele evite encontros frequentes com grandes grupos de pessoas para minimizar o risco de novas infecções. Embora totalmente curado da pneumonia, Francisco ainda apresenta sinais de vírus remanescentes nos pulmões, segundo a equipe médica.

O chefe da equipe médica, Sergio Alfieri, revelou que o Papa estava muito contente com a notícia da alta, e foi considerado um “paciente exemplar” durante sua internação. “Ele ficou muito feliz. Nos últimos dias, ele já perguntava: ‘Quando vou para casa?'”, disse Alfieri. Ademais, Francisco manteve o bom humor ao longo da recuperação, com exceção de alguns momentos de agravamento do seu quadro.

Entretanto, o período de 37 dias de internação do Papa Francisco foi o mais longo da história do Vaticano, superando outras internações pontifícias. Durante esse tempo, Francisco enfrentou desafios de saúde, principalmente relacionados ao sistema respiratório bem como, a dores nas articulações devido à osteoartrite, que o levaram a cancelar compromissos e viagens.

Papa Francisco retornou à Casa de Santa Marta

Após sua saída do hospital, Francisco retornou à Casa de Santa Marta, onde continuará sua recuperação sob rigorosos cuidados médicos. Embora, a expectativa é que ele retome suas atividades de forma gradual, com mais atenção à sua saúde nos próximos meses.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Cristiane Oliveira
Cristiane Oliveira
Artigos: 221

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *