Papa Francisco terá alta neste domingo, anunciam médicos

Papa Francisco terá alta
Papa Francisco terá alta – Foto: Reprodução

O papa Francisco, de 88 anos, receberá alta hospitalar neste domingo (23), após quase 40 dias internado no hospital Gemelli, em Roma. A informação foi confirmada neste sábado (22) pela equipe médica responsável pelo tratamento do pontífice, que enfrentou uma pneumonia nos dois pulmões.

A saída do hospital marcará o fim da mais longa internação já enfrentada por um papa, totalizando 38 dias. Segundo os médicos, Francisco já está recuperado do quadro infeccioso, mas deverá permanecer em repouso por pelo menos dois meses e seguirá sob cuidados médicos.

Primeira aparição após internação

A previsão é que, antes de deixar o hospital neste domingo, o papa faça sua primeira aparição pública desde o início da internação, acenando aos fiéis reunidos do lado de fora da unidade de saúde.

Recuperação e cuidados em casa

De volta ao Vaticano, Francisco continuará seu processo de recuperação realizando fisioterapia respiratória e exercícios de fala. De acordo com os médicos, sua voz foi afetada pelo uso prolongado de oxigênio de alto fluxo durante o tratamento e a expectativa é que a recuperação vocal ocorra gradualmente, sem prazo definido para a normalização.

O chefe da equipe médica, Sergio Alfieri, explicou que o papa deverá adotar “um estilo de vida mais calmo” e retomará suas atividades de forma progressiva. “A boa notícia que o mundo está esperando é que, amanhã, o Santo Padre será liberado”, declarou Alfieri. “Ele está melhorando, e esperamos que muito em breve ele possa retornar às atividades normais.”

Além disso, os profissionais de saúde recomendaram que Francisco evite encontros frequentes, especialmente com grandes grupos, como forma de prevenir novas infecções.

‘Paciente exemplar’

Além disso, segundo Alfieri, o papa recebeu a notícia da alta com alegria. “Há uns três, quatro dias, ele estava perguntando: ‘Quando vou para casa?’. O papa foi um paciente exemplar e ouviu nossas sugestões. Então, concordamos [com a alta] quando achamos que era um momento adequado.”

Durante as cinco semanas de internação, Francisco manteve bom humor e disposição, salvo no período em que seu quadro de saúde apresentou maior gravidade.

✅ Receba as notícias do PanoramaPE no seu WhatsApp

Agora, os olhos do mundo estarão voltados para o Vaticano, onde se espera que o papa retome aos poucos sua rotina, com foco em preservar sua saúde e garantir uma plena recuperação.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Raphael Ribeiro
Raphael Ribeiro
Artigos: 323

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *