
A PRF flagra caminhões com madeira irregular. Segundo informações, entre os dias 15 e 20 deste mês, seis caminhões transportando 178 metros cúbicos de madeira de forma irregular em rodovias do interior de Pernambuco. As apreensões ocorreram nos municípios de São Caetano, no Agreste, e em Serra Talhada, Custódia, Salgueiro e Petrolina, localizados no Sertão do estado.
De acordo com a PRF, as cargas apresentavam diversas irregularidades, como problemas na documentação ambiental, excesso no volume transportado e divergência nas espécies declaradas nos documentos. Além disso, a maior parte da madeira havia saído do estado do Pará, no Norte do país, com destino a diferentes cidades do Nordeste.
Leia também: PRF apreende 21 kg de ‘supermaconha’ em Arcoverde
Em uma das fiscalizações, os agentes então identificaram e apreenderam uma carga da espécie Acapu, considerada ameaçada de extinção e cuja comercialização é proibida. Todo o material foi encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), responsável pela adoção dos procedimentos legais.
✅ Receba as notícias do PanoramaPE no seu WhatsApp
A PRF reforçou então que ações como essas visam combater o desmatamento ilegal e proteger espécies nativas da Amazônia. Além disso, as operações de fiscalização ambiental continuam sendo intensificadas nas rodovias federais que cortam o estado.