
O Sul do Brasil se prepara para a primeira onda de frio mais intensa do outono. A temperatura deve cair, principalmente na Campanha Gaúcha e na Serra Gaúcha. Enquanto isso, o Sudeste sentirá apenas um leve resfriamento.
Na segunda-feira (31), uma nova frente fria provocará chuvas no Rio Grande do Sul. Nos dias seguintes, esse sistema avançará em direção ao Sudeste, trazendo um ar mais frio. Contudo, especialistas afirmam que o frio intenso se concentrará no Sul.
O meteorologista Fábio Luengo explica que, embora os modelos meteorológicos divirjam sobre a data exata, a expectativa é que a queda de temperatura ocorra até o fim da próxima semana. Apesar disso, as temperaturas devem permanecer acima da média para o período.
Calor e chuvas no fim de março
Os últimos dias de março serão marcados por temporais no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. Uma sequência de duas frentes frias deixará o tempo instável. Enquanto isso, o Sudeste continuará com calor e chuvas isoladas.
No sábado (29), a frente fria se afastará, mas não chegará ao Sudeste. Ainda assim, há previsão de chuvas intensas em Santa Catarina e no Paraná. Além disso, algumas regiões de São Paulo e do Mato Grosso do Sul podem registrar precipitações.
No Norte e no Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará influenciando o clima, trazendo volumes significativos de chuva.
✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp
Outono terá temperaturas acima da média
Além disso, o outono começou e seguirá até 20 de junho. Tradicionalmente, esse período é marcado por chuvas mais escassas e temperaturas amenas. No entanto, a previsão para 2025 indica chuvas dentro da média e calor acima do esperado.
Segundo, o meteorologista Vinicius Lucyrio destaca que, embora as temperaturas fiquem elevadas, haverá dias com grande variação térmica. Além disso, a probabilidade de ondas de calor no outono é baixa.
Previsão para os próximos meses
Abril
- Temperaturas acima do normal no Centro-Oeste e Nordeste.
- Rio Grande do Sul e Santa Catarina terão temperaturas mais baixas.
- Chuvas frequentes entre Santa Catarina e Paraná, além do leste de São Paulo.
- No Norte, temperaturas ficarão dentro ou acima da média.
- O Alto Rio Negro e Solimões registrarão grandes volumes de chuva.
Maio
- Temperaturas acima da média no Sudeste e Centro-Oeste.
- Predomínio de tempo seco e quente.
- Chuva volumosa na costa norte, entre o Pará e o Maranhão.
Junho
- Temperaturas levemente acima da média.
- Tempo seco na maior parte do país.
- Mais entradas de ar frio no Sul.
- Chuvas dentro ou abaixo da média em grande parte do Brasil.