
Imagens registradas na manhã desta quarta-feira (21) mostram uma retroescavadeira atuando no local onde será montado o palco principal do São João de Arcoverde 2025. A máquina realiza a retirada do aterro utilizado para a terraplanagem da área. Conforme recomendação de paralisação das obras feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
- Leia também: Arcoverde pode retomar montagem do São João 2025, depois de atender exigências do Iphan
Embora o espaço esteja sendo preparado para um dos maiores eventos juninos do interior de Pernambuco, o Iphan alertou que o local integra o conjunto ferroviário tombado como patrimônio cultural. Portanto, qualquer intervenção deve seguir normas específicas de preservação.
Segundo a Nota Técnica nº 217/2025, emitida pelo órgão, a continuidade das obras está condicionada à apresentação, por parte da Prefeitura, de um projeto de requalificação dos bens culturais impactados. Bem como de um plano de uso e gestão da área, no prazo máximo de 10 dias.
O documento adverte que o uso de aterros sobre trilhos e outros elementos históricos pode comprometer a integridade da linha férrea. Além de configurar infração contra o patrimônio nacional. Por isso, o Iphan comunicou o Ministério Público Federal e outras instituições responsáveis, como a Transnordestina Logística, o DNIT e a Fundarpe.
A seguir, confira imagens registradas no local:
Ainda que a situação atual tenha ganhado destaque, a nota técnica ressalta que intervenções semelhantes no local já foram registradas desde 2018. Atravessando diferentes gestões municipais.
✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp
Tentamos contato com a Prefeitura de Arcoverde para obter posicionamento sobre o caso, contudo, até o momento, não houve retorno.

