VÍDEO: Prefeitura de Arcoverde inicia retirada de aterro do pátio da Estação da Cultura após solicitação do Iphan

Retroescavadeira no local do São João de Arcoverde
Retroescavadeira no local do São João de Arcoverde – Foto: Micael Lima/Portal Panorama

Imagens registradas na manhã desta quarta-feira (21) mostram uma retroescavadeira atuando no local onde será montado o palco principal do São João de Arcoverde 2025. A máquina realiza a retirada do aterro utilizado para a terraplanagem da área. Conforme recomendação de paralisação das obras feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Embora o espaço esteja sendo preparado para um dos maiores eventos juninos do interior de Pernambuco, o Iphan alertou que o local integra o conjunto ferroviário tombado como patrimônio cultural. Portanto, qualquer intervenção deve seguir normas específicas de preservação.

Segundo a Nota Técnica nº 217/2025, emitida pelo órgão, a continuidade das obras está condicionada à apresentação, por parte da Prefeitura, de um projeto de requalificação dos bens culturais impactados. Bem como de um plano de uso e gestão da área, no prazo máximo de 10 dias.

O documento adverte que o uso de aterros sobre trilhos e outros elementos históricos pode comprometer a integridade da linha férrea. Além de configurar infração contra o patrimônio nacional. Por isso, o Iphan comunicou o Ministério Público Federal e outras instituições responsáveis, como a Transnordestina Logística, o DNIT e a Fundarpe.

A seguir, confira imagens registradas no local:

Ainda que a situação atual tenha ganhado destaque, a nota técnica ressalta que intervenções semelhantes no local já foram registradas desde 2018. Atravessando diferentes gestões municipais.

✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp

Tentamos contato com a Prefeitura de Arcoverde para obter posicionamento sobre o caso, contudo, até o momento, não houve retorno.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Maria Clara Melo
Maria Clara Melo
Artigos: 430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *