São João de Arcoverde alia tradição à sustentabilidade

Montagem do São João 2025
Montagem do São João 2025 – Foto: Reprodução

A Prefeitura de Arcoverde deu início aos trabalhos para a montagem do São João 2025. Segundo a gestão municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, as ações estão sendo conduzidas com atenção especial ao planejamento urbano e à preservação ambiental. A administração afirma que tem adotado medidas para garantir o cuidado com os espaços públicos e o respeito à vegetação local, buscando conciliar a realização do evento com práticas sustentáveis, sem abrir mão da tradição que marca o festejo junino da cidade.

Enquanto os festejos se aproximam, o trabalho de bastidores avança

O secretário Magal e o diretor municipal de Meio Ambiente, Vital Menezes, estiveram na área da Estação da Cultura, principal palco das celebrações, nesta quarta-feira (14). Com o proposito de acompanhar de perto as intervenções técnicas em andamento. A visita teve como objetivo principal garantir que todas as modificações sejam feitas com responsabilidade ambiental, priorizando o manejo adequado da vegetação existente.

De acordo com Vital Menezes, todas as espécies vegetais do local estão sendo analisadas individualmente. “Algumas árvores de pequeno porte serão replantadas aqui mesmo na praça. Outras receberão podas controladas e serão devidamente protegidas. Além disso, reafirmamos nosso compromisso com a arborização urbana: a cada árvore retirada, vamos plantar dez novas, promovendo mais verde e qualidade de vida em Arcoverde”, destacou o diretor.

O secretário Magal, por sua vez, reforçou que a preparação da estrutura está sendo conduzida com zelo e planejamento. “Estamos cuidando de cada detalhe com dedicação, sempre respeitando o meio ambiente e o bem-estar da população. Atuamos com responsabilidade, como sempre fizemos em Arcoverde”, afirmou.

Diálogo com a sociedade fortalece ações de preservação

Paralelamente às intervenções no local da festa, a Prefeitura de Arcoverde promoveu, nesta quarta-feira (14), uma reunião com representantes de coletivos ambientais da cidade. Participaram do encontro membros do Coletivo Portal Encantado, do grupo Refloresta, além de autoridades municipais e representantes do Poder Legislativo. O objetivo da reunião foi pactuar medidas para garantir a proteção das árvores na área da Estação da Cultura e do Parque Linear. Ou seja, locais sensíveis do ponto de vista ecológico.

Coletivos ambientais de Arcoverde

Durante o encontro, ficou acordado que as árvores de grande porte, como os ipês, passarão apenas por podas supervisionadas. Já as espécies menores serão replantadas em locais próximos. Nesse sentido, esse processo contará com o acompanhamento direto da sociedade civil. Ademais, ficou definido que, caso alguma árvore não resista à intervenção, será realizada uma compensação ambiental. Através do plantio de novas mudas, em quantidade e espécie a serem definidas com base na disponibilidade do Viveiro Municipal, bem como possíveis doações também.

Compromisso formalizado e legislação respeitada

Outro desdobramento importante da reunião foi a determinação de que o Secretário Executivo de Turismo e Eventos deverá apresentar um Plano de Ação formal, detalhando todas as medidas pactuadas. Essa iniciativa visa garantir a transparência no processo e possibilitar o acompanhamento das ações por toda a comunidade.

Vale destacar ainda que, por se tratar de um Parque Oficial, o Parque Linear conta com dispositivos legais de proteção ambiental, o que impede a remoção de árvores ou qualquer interferência que comprometa sua integridade. A gestão municipal reafirmou, portanto, seu compromisso com o cumprimento da legislação ambiental vigente — seja ela federal, estadual ou municipal.

Festa popular com consciência ambiental

A entrega de um ofício pelo Coletivo Portal Encantado, entregue anteriormente, solicitando informações formais sobre as intervenções no espaço, foi o ponto de partida para esse diálogo construtivo entre governo e sociedade. O documento mencionava normas ambientais e cobrava medidas responsáveis por parte do poder público.

✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp

Com todas essas iniciativas, a expectativa é que o São João 2025 de Arcoverde se consolide não apenas como um dos maiores e mais animados do Sertão pernambucano, mas também como um exemplo de evento sustentável.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Maria Clara Melo
Maria Clara Melo
Artigos: 378

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *