TCE-PE suspende criação de cargos comissionados em Pesqueira

Decisão do conselheiro Rodrigo Novaes atende a representação feita pelo vereador Evando Júnior, com apoio do advogado Geraldo Cristovam. Tribunal também determinou auditoria especial na folha de pagamento da Prefeitura.

Suspensa criação de cargos em Pesqueira
Suspensa criação de cargos em Pesqueira – Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) suspendeu, por meio de medida cautelar, os efeitos da Lei Municipal nº 3.493/2024. Ela autorizava a criação de mais de 500 cargos comissionados na Prefeitura de Pesqueira, no Agreste do Estado. A decisão, que representa, portanto, a suspensa criação de cargos em Pesqueira, foi assinada pelo conselheiro Rodrigo Novaes após denúncia apresentada pelo vereador Evando de Macedo Júnior.

A lei em questão fazia parte de uma ampla reforma administrativa proposta pela gestão do prefeito Marcos Luidson de Araújo, conhecido como Cacique Marcos. Segundo a representação, há indícios de irregularidades na criação dos cargos, o que motivou o pedido de intervenção ao TCE.

De acordo com a decisão do Tribunal, estão suspensas todas as nomeações decorrentes da nova lei. A exceção são as substituições por aposentadoria ou falecimento nas áreas essenciais de educação, saúde bem como segurança, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Além da suspensão, o TCE-PE determinou a abertura de uma auditoria especial na folha de pagamento da Prefeitura de Pesqueira. O objetivo é analisar os impactos financeiros e verificar a legalidade da reforma administrativa. O prazo para conclusão da auditoria é de 30 dias.

✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp

A medida cautelar representa um freio à reforma administrativa da gestão atual bem como reforça o papel fiscalizador do TCE-PE na defesa da legalidade e do uso responsável dos recursos públicos. A decisão garante que alterações na estrutura da administração pública estejam alinhadas aos princípios constitucionais bem como à legislação vigente.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Portal PanoramaPE
Portal PanoramaPE
Artigos: 381

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *