
O Ministério Público de Contas do Estado de Pernambuco (MPCO) recomendou que a Prefeitura de Tuparetama deve nomear aprovados no concurso público para professores, atualmente aguardando convocação. A recomendação se deu após denúncia de candidatos aprovados, que apontam a manutenção de profissionais contratados temporariamente em detrimento dos concursados.
De acordo com despacho assinado eletronicamente pelo procurador Cristiano da Paixão Pimentel no último dia 25 de abril, a situação em Tuparetama é semelhante à já enfrentada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em relação ao concurso de professores da rede estadual. Naquele caso, o entendimento firmado foi de que os temporários deveriam ser mantidos até o fim do ano letivo para não prejudicar o andamento das aulas. Mas com o compromisso de nomear os concursados ao término do exercício.
Com base nesse precedente, o MPCO recomenda que o prefeito de Tuparetama promova a substituição integral dos temporários por servidores concursados até dezembro de 2025. O objetivo é, portanto, garantir que o ano letivo de 2026 seja iniciado com os aprovados em sala de aula.
✅ Receba as notícias do Portal Panorama no seu WhatsApp
O despacho ainda alerta caso a recomendação não seja cumprida até o prazo estabelecido. O MPCO poderá adotar medidas cautelares de urgência contra a Prefeitura. Apesar disso, o procedimento instaurado pelo órgão foi arquivado por ora, permanecendo em stand-by até que surjam novos fatos.
A autenticidade do documento pode ser verificada no Portal SEI do TCE-PE, utilizando o código verificador 0490206 e o código CRC SA2B5CCF.