
A saúde pública da região do Sertão do Moxotó e Itaparica ganha, assim, um importante reforço com a implantação de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde. Esse avanço, inédito na história da unidade, representa um progresso expressivo no cuidado às crianças da VI Gerência Regional de Saúde (Geres). VI Geres avança na saúde com essa importante conquista. Além disso, chega em um momento estratégico, considerando o início da sazonalidade das síndromes respiratórias em crianças, como gripes, bronquiolites e outras infecções virais.
- Leia também: VI Geres realiza ação no Cecora para cuidar de crianças em situação de trabalho infantil
Além da implantação da UTI, o hospital contará também com a ampliação de mais 10 leitos de enfermaria na pediatria. Dessa maneira, a capacidade de atendimento e acolhimento dos pequenos pacientes será significativamente ampliada. Com isso, a medida visa garantir mais resolutividade e reduzir a necessidade de transferências para outras regiões, fortalecendo, assim, a atenção especializada dentro do próprio território.
✅ Receba as notícias do PanoramaPE no seu WhatsApp
“Estamos falando de um marco para a nossa rede de saúde. Nunca tivemos leitos de UTI pediátrica no nosso hospital regional. E essa conquista é fruto de muito diálogo, planejamento bem como sensibilidade do Governo do Estado com as demandas do nosso povo. A pediatria vive, nesse período do ano, um aumento significativo nos atendimentos. Portanto, esse investimento chega na hora certa”, afirmou o gerente da VI Geres, Dayvison Amaral.
Vale ressaltar que a iniciativa faz parte de uma série de investimentos estratégicos na regionalização da saúde. Promovendo, assim, equidade no acesso a serviços de alta complexidade para a população do interior. Com essa ampliação, a expectativa é reduzir a sobrecarga em hospitais da capital e garantir maior agilidade no atendimento de crianças em situações críticas.
A VI Geres segue, por sua vez, atuando de forma integrada com os municípios, buscando respostas rápidas e estruturantes para os desafios da saúde pública. “Esse é apenas mais um passo de um caminho que estamos construindo com compromisso e muito trabalho para garantir que nenhuma criança fique sem assistência quando mais precisar”, completou Dayvison.
A previsão é de que os novos leitos estejam em funcionamento ainda nas próximas semanas. Para isso, a ação será acompanhada de reforço na equipe multiprofissional, insumos e equipamentos adequados, garantindo, assim, a plena funcionalidade da nova estrutura.