Fumaça preta indica novo impasse no conclave, mas escolha acontece hoje

Voltou a expelir fumaça preta
Voltou a expelir fumaça preta – Foto: Reprodução

A chaminé da Capela Sistina voltou a expelir fumaça preta na manhã desta quinta-feira (8), indicando que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre o novo papa. Esta é a segunda vez que o sinal de indefinição surge, o que significa que, nenhum dos candidatos conseguiu obter os dois terços necessários para ser eleito.

Leia também: Cardeal Arcoverde 1º brasileiro a participar de um conclave

No entanto, o processo ainda não terminou, pois duas novas votações estão previstas para ocorrer nesta tarde. Assim, caso haja consenso entre os 133 cardeais eleitores, poderá surgir fumaça branca sinalizando ao mundo que o novo pontífice foi escolhido. Caso contrário, a fumaça preta surgirá mais uma vez, e o conclave continuará nos próximos dias.

A próxima votação deverá acontecer por volta das 12h30 (horário de Brasília) e, se não houver resultado, uma última rodada será realizada por volta das 14h.

Embora o cenário atual aponte para um impasse, o clima entre os membros da Igreja não é de desânimo. O cardeal decano Giovanni Battista Re, de 91 anos, que tradicionalmente deveria celebrar o conclave, mas que foi substituído pelo cardeal Pietro Parolin devido à idade avançada, pontuou. “Espero que, ao retornar a Roma nesta noite, já encontre a fumaça branca. Estou particularmente feliz por estar aqui no início do conclave, para que o Espírito Santo possa soprar com força e assim seja eleito o papa de que a Igreja e o mundo de hoje precisam”, afirmou o cardeal.

Além disso, vale lembrar que a primeira fumaça deste conclave, que saiu na quarta-feira, também se deu com atraso. Cerca de duas horas além do previsto inicialmente pelo Vaticano. O que demonstra que, conquanto os cardeais estejam reunidos com foco e espírito de oração, o consenso está difícil de alcançar.

Embora conclaves anteriores, tenham registrado maior agilidade nos primeiros dias de votação. Este processo atual reflete não só a complexidade dos desafios que a Igreja enfrenta, mas também a diversidade de visões e perfis presentes entre os cardeais votantes.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Panorama

Assim, enquanto a Igreja Católica e o mundo aguardam pelo anúncio do novo papa, a fumaça preta desta manhã indica que a busca pelo nome certo ainda continua. Mas, há esperança de que a decisão venha ainda hoje, e que a próxima fumaça, enfim, seja branca.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Maria Clara Melo
Maria Clara Melo
Artigos: 443

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *